ONU exige rigor nas investigações de crimes contra a imprensa no Brasil


Por Claudia Sanches*

10/06/2015


ONU

 

Em nota divulgada essa semana, o representante da ONU para América do Sul Amerigo Incalcaterra disse que cabe ao Estado brasileiro investigar, com veemência, os casos de violência contra profissionais de imprensa para identificar e levar à Justiça os responsáveis, como os crimes contra Evany José Metzker e Djalma Santos da Conceição, em Minas Gerais e Bahia, respectivamente.

Ao manifestar solidariedade às famílias das vítimas, o representante da entidade ressaltou que o Brasil deve colocar em prática as recomendações feitas em 2014 pelo Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. O relatório final recomenda a criação de um Observatório de Violência contra Comunicadores, em cooperação com o Sistema das Nações Unidas no país.

— Chamamos as autoridades a esclarecer os fatos e a garantir que não fiquem na impunidade. Estamos preocupados com a insegurança, assédio e crimes contra jornalistas, que observamos no Brasil. Isto constitui uma ameaça à liberdade de expressão. O país deve redobrar seus esforços para proteger os defensores de direitos humanos, incluindo jornalistas, assegurando que não sofram represálias, pressões e violência no exercício de suas atividades, adotando medidas concretas e efetivas em matéria de prevenção.

Mortes

Em 18 de maio, Evany José Metzker foi encontrado decapitado e com sinais de tortura na cidade de Padre Paraíso, em Minas Gerais. Ele escrevia no Blog  Coruja do Vale, e na época investigava irregularidades da administração pública local. O crânio foi encontrado a 100 metros do corpo.

Cinco dias depois, o radialista Djalma Santos da Conceição foi assassinado e seu corpo deixado às margens da BR-101 em Timbó, área rural do município de Conceição da Feira, a 110 quilômetros de Salvador. Djalma investigava a morte de uma adolescente. Ele foi sequestrado por três homens encapuzados quando participava de roda de samba em um bar. O cadáver foi encontrado na manhã seguinte, com 15 marcas de tiros.

*Fonte: ONU, EBC