Jihadistas sequestram três jornalistas iraquianos no norte do país


Por Igor Waltz*

30/12/2014


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) sequestrou na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro, três jornalistas iraquianos na cidade de Mossul, no sul do Iraque. De acordo com o chefe do Comitê Iraquiano de Defesa dos Direitos dos Jornalistas, Ibrahim Serayi, vários homens armados levaram o jornalista Mohammed Yousef, da agência de notícias Al Ain, quando estava em sua casa, no bairro de Shuhada.

Enquanto isso, outro grupo da mesma organização deteve seu irmão, o jornalista Azil al Nuyaifi, da televisão de Nainaua al Gad, propriedade do governador da província de Ninawa. Serayi acrescentou que outro jornalista dessa mesma emissora, identificado como Abdelaziz Nadim, foi sequestrado também pelo EI, enquanto se encontrava em seu domicílio no bairro de Al Maymua al Taqafiya, no norte da cidade. Segundo chefe do Comitê, são desconhecidos os motivos da detenção dos três repórteres.

Em 18 de novembro, o EI libertou seis jornalistas iraquianos capturados em Mossul após 25 dias de detenção na mesma cidade. O EI tem em seu ponto de mira, especialmente, os que criticam seus métodos terroristas ou apoiam o governo. O grupo terrorista assassinou recentemente Mislon Yauadi, apresentadora do canal Al Mosulia, e capturou outros repórteres, como Hisham Harbaui, Yalá Abadi e Jamal Subhi, este último de nacionalidade egípcia e trabalhador de uma televisão local iraquiana.

O EI, que proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e Síria, também sequestrou jornalistas ocidentais em território sírio e decapitou a dois deles, James Foley e Steven Sotloff. A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou no final do mês de outubro a “perseguição criminosa e fanática” do EI aos jornalistas e destacou que as zonas controladas por esse grupo se transformaram em “buracos negros para a informação”.

*Com informações da Agência Efe.