Acusado de matar jornalista goiano se entrega em Portugal


Por Igor Waltz*

08/08/2014


Marcos Vinícius já havia sido preso, mas foi solto em junho de 2013 depois de receber um habeas corpus (Crédito: Fernando Leite/Jornal Opção)

Marcos Vinícius já havia sido preso, mas foi solto em junho de 2013 depois de receber um habeas corpus (Crédito: Fernando Leite/Jornal Opção)

O açougueiro Marcus Vinicius Pereira Xavier, acusado de participação no assassinato do radialista e jornalista esportivo Valério Luiz em 2012, em Goiás, se entregou na tarde da última quinta-feira, 7 de agosto, às autoridades portuguesas. O acusado, foragido desde março, publicou fotos com a família na Europa em uma página pessoal no Facebook. A Justiça goiana deve solicitar ao Ministério da Justiça sua extradição do acusado.

Marcus Vinícius teve a prisão revogada por uma habeas corpus em junho de 2013. Ele deveria comparecer em juízo todo o mês e estava proibido de sair de Goiânia (GO) sem aviso prévio. Porém, a última vez que apareceu foi em setembro de 2013. Em março deste ano, após divulgação de imagens suas na Europa, o juiz Lourival Machado da Costa acolheu o pedido, decretando a prisão e a inclusão do nome do acusado na lista de procurados pela Interpol.

O advogado e filho do cronista, Valério Luiz Filho, disse que descobriu a inclusão do acusado no site da Interpol e, desde então, passou a vasculhar as movimentações do açougueiro. Para ele, Marcus Vinicius apenas se entregou porque estava sendo procurado. “Esperamos que os trâmites para a extradição do réu se desenvolvam com celeridade e que este, uma vez no Brasil, permaneça preso”, disse a nota pública divulgada na página do Instituto Valério Luiz na internet.

A Polícia Federal deverá informar a detenção à 2ª Vara Criminal de Goiânia, que requererá a extradição de Marcus Vinícius ao Ministério da Justiça. Por sua vez, Ministério das Relações Exteriores, deverá requerer a extradição às autoridades portuguesas. Todos os trâmites devem durar 60 dias.

* Com informações do Instituto Valério Luiz e do Portal Imprensa.