Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde inscreve até 3 de abril


Por Igor Waltz*

18/03/2014


Jornalistas interessados em participar da segunda edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde tem até o dia 3 de abril para inscrever seus trabalhos nas categorias Rádio e Internet pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão consideradas matérias, em português ou espanhol, publicadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013

As reportagens devem abordar temas como inovação nos cuidados com a saúde; biotecnologia em saúde; acesso a tratamentos de saúde; pesquisa e desenvolvimento de temas de saúde; ambiente regulatório e políticas públicas de saúde; oncologia.

O processo de seleção acontece em duas etapas: o júri, composto por jornalistas e especialistas em temas de saúde, escolherá três finalistas e posteriormente um vencedor para cada categoria, com base na qualidade narrativa, domínio técnico do assunto, foque social relevante, reportagem e pesquisa, bem como valores éticos profissionais.
Prêmio

Os vencedores receberão uma bolsa com todas as despesas pagas para participar de um workshop da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), de acordo com perfil profissional. Além disso, serão convidados para a cerimônia de premiação a ser realizada durante o Roche Press Day, fórum de jornalismo científico organizado pela companhia, que acontece em julho de 2014, no México.

A iniciativa, parceria da Roche e FNPI, tem como objetivo estimular o jornalismo científico em toda América Latina e promover o conhecimento e desenvolvimento de temas voltados à saúde. No ano passado, o Brasil foi o país campeão de inscrições, com 42 candidatos, e venceu na categoria Jornalismo Impresso, com matéria da repórter Flávia Duarte, do Correio Braziliense, sobre longevidade.