Cuba nega visto ao jornalista brasileiro Fábio Pannunzio


Por Igor Waltz*

16/01/2014


Fábio Pannunzio foi impedido de entrar em Cuba para cobrir a visita da Presidente Dilma Rousseff. (Crédito: Alf Ribeiro)

Fábio Pannunzio foi impedido de entrar em Cuba para cobrir a visita da Presidente Dilma Rousseff. (Crédito: Alf Ribeiro)

O jornalista Fábio Pannunzio, da Band, teve o visto de entrada negado pelo governo de Cuba, onde pretendia cobrir a visita da Presidente Dilma Rousseff. O jornalista, crítico declarado do governo comunista da ilha, afirma que a decisão se deve a uma série de reportagens produzida há dois anos para o “Jornal da Band”, em que ele denuncia as condições da economia do país e da falta de liberdade de expressão.

“Creio que só conseguirei voltar a Cuba quando cair a ditadura dos irmãos Castro. Creio, portanto, que não deve demorar muito. Estive lá uma única vez, há exatos dois anos (…) para uma série mostrando como é aquele enclave stalinista renovado. Uma economia destroçada (pelo embargo americano); privação de alimentos; zero de liberdade de imprensa, opinião e crítica, etc. Foi isso que determinou o presente veto”, afirma o texto publicado pelo jornalista no site Acta Diurna.

Além da viagem da presidente, ele e o cinegrafista — que recebeu visto — fariam mais duas reportagens na ilha governada por um dos irmãos Castro. Por coincidência, o mesmo cinegrafista foi a Cuba com Pannunzio em 2012. “A Band cobriu todas as viagens presidenciais desde o governo FHC [Fernando Henrique Cardoso]. Um profissional da emissora nunca teve o visto negado”, disse.

O repórter acredita que só voltará ao país quando cair o regime dos irmãos Castro. “Do ponto de vista pessoal, não perdi grande coisa. Mas o prejuízo profissional não foi pequeno”.

A Presidente Dilma Rousseff deve ir a Cuba no fim de janeiro.

*Com informações do Portal Comunique-se, Portal Imprensa e site Acta Diurna.