Bolsa de Jornalismo Cultural Gabriel García Márquez


Por Igor Waltz*

02/01/2014


Bolsa Gabriel Garcia Marquez

A Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em parceria com o Ministério da Cultura da Colômbia, estão com inscrições abertas para o programa de Bolsas em Jornalismo Cultural Gabriel García Márquez. São 15 vagas para repórteres e editores, sendo cinco vagas para jornalistas colombianos, cinco para jornalistas latino-americanos (incluindo brasileiros) e cinco para profissionais de outras partes do mundo.

Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência na editoria de Cultura, com ênfase em Cinema, domínio de inglês e trabalhar ou publicar em mídia impressa ou eletrônica de notícias.

O programa acontece entre 11 e 19 de março e será dividido em dois módulos. O primeiro, de Cultura Popular, terá duração de um dia e acontece na cidade de Aracataca, município do departamento de Magdalena onde nasceu Gabriel García Márquez.

O segundo módulo, de Cinema, acontece em Cartagena, durante o Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias (FICCI). Entre os professores estão os críticos de cinema A.O. Scott, do The New York Times, e Fernanda Solórzano, da revista mexicana Letras Libres.

A bolsa cobre taxa de matrícula, seguro médico, alojamento, passagem aérea em classe econômica, material de trabalho e credenciais de acesso a festivais e seus convidados.

As inscrições vão até 19 de janeiro. Para mais informações (em espanhol), clique aqui.