Mostra Fotojornalismo 2013 em exibição na ABI


23/09/2013


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro(Arfoc) promovem a mostra fotográfica “Fotojornalismo 2013”, nesta quarta-feira, 25, às 18h30, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI. A entrada é franca.

Serão exibidos os trabalhos dos fotojornalistas Aelson Amaral, Américo Vermelho, Alcyr Cavalcanti, Aracelli Souza, Carlos Junior, Custodio Coimbra, Daniel Ramalho, Everaldo d’Alverga, George Fant, Gilson Barreto, Helio Araujo, Joana Coimbra, João Paulo Engelbrecht, Marcio Garcez, Peter Illiciev, Ricardo Abbejusen, Rogério Reis, Rudy Trindade, Ruy Zilnet, Severino Silva, Salvador Scofano, Sergio Moraes, Sergio Ramos, Stefano Figalo, Sandro Vox, Walmor Freitas.

A projeção será seguida de debate com os fotógrafos participantes. A curadoria é de Alcyr Cavalcanti, diretor de jornalismo da ABI:

—Nós vamos homenagear os “caçadores de imagens” que procuram a verdade por detrás das aparências. O fotojornalismo está mais vivo do que nunca, apesar da profusão de câmeras portáteis e telefones celulares registrando as imagens do dia a dia, que parece ter transformado a todos em fotojornalistas, destaca Alcyr.

Para ele, a essência do bom fotojornalista é a busca pela imagem:

— Procuramos incessantemente documentar os fatos que não mais irão acontecer, o fenômeno fugidio, o instante único que não mais se repetirá, mesmo com o sacrifício da própria vida. Em tempos sombrios do século XXI estaremos sempre na linha de frente, apesar da tentativa de desvalorização das imagens, das ameaças e atentados de uma policia despreparada e extremamente violenta, e de manifestantes desesperados e equivocados.