Rio recebe encontro sul-americano de Relações Internacionais


Por Igor Waltz

16/09/2013


Estão abertas as inscrições para o XV Encuentro de Estudiantes y Graduados en Relaciones Internacionales del Cono Sur – Conosur, a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro de 8 e 11 de outubro. Com o tema central “Conjunturas Regionais e Liberdade de Expressão”, o evento contará com palestras sobre os mais variados temas das Relações Internacionais, dentre eles integração, segurança, economia, meio ambiente, cultura e mudanças políticas.

O primeiro Conosur foi organizado em 1995, em Rosário, na Argentina, com a presença de 200 participantes. Em 2012, a edição de Buenos Aires contou com cerca de mil pessoas. Este ano, o encontro, que acontece pela segunda vez no Rio de Janeiro, é organizado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e vai reunir estudantes e graduados em R.I. de toda a América Latina e discute diferentes temas da agenda internacional por meio de conferências, mesas redondas e workshops.

Entre os palestrantes estão o ex-presidente do BNDES, Calos Lessa; o diretor do Iuperj, Geraldo Tadeu Moreira Monteiro; o embaixador e ex-secretário geral da Organização dos Estados Americanos – OEA, João Clemente Baena Soares; embaixador e ex-Ministro Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia; diretor da COPPE/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, o embaixador Marcos Castrioto Azambuja, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o embaixador e sx-Secretário Geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, entre outros.

Outras informações e inscrições pelo site www.conosur2013.com.br.