Jornalista das Filipinas
deixa prisão sob fiança


14/02/2019


A premiada jornalista Maria Ressa foi solta após pagar fiança de US$ 1,9 mil. Diretora e editora do site Rappler, ela havia sido detida na tarde de quarta-feira (13) pela acusação de difamação cibernética contra o empresário Wilfredo Keng.

De acordo com informações do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), Ressa descreveu a acusação como “política” e alertou para a utilização da lei de crimes cibernéticos como uma arma.

 

Crítica do governo do presidente Rodrigo Duterte, a publicação e sua editora têm sido alvos de vários processos e ameaças. A lei com base na qual a jornalista foi acusada está em vigor há quatro meses. O governo também está processando a jornalista por evasão de impostos.

 

No ano passado, Ressa recebeu os prêmios Golden Pen of Freedom da WAN-IFRA, o Gwen Ifill de Liberdade de Imprensa da CPJ e o prêmio Knight de Jornalismo Internacional entre outros. Com mais de 30 anos de trabalho na mídia, durante anos ela foi a chefe do escritório da CNN em Manila, também comandou a ABS-CBN News na região asiática.

Fonte: Portal Imprensa