Violência contrajornalistas em alta


11/07/2011


O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) aplaudiu a prisão dos cinco suspeitos do assassinato do jornalista e blogueiro Edinaldo Filgueira, 36 anos, fundador e diretor do jornal O Serrado, morto com seis tiros em 15 de junho, no município de Serra do Mel(RN). Edinaldo presidia o diretório local do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte.
 
Segundo testemunhas, o jornalista teria recebido ameaças por telefone após publicar em seu blog uma enquete sobre a veracidade da prestação de contas da Prefeitura local.
 
 “Saudamos a prisão dos suspeitos da morte de Edinaldo Filgueira. As autoridades brasileiras devem agora assegurar que todos os envolvidos no assassinato, incluindo seus autores intelectuais, sejam levados à justiça,”disse em nota o Coordenador do CPJ para a América Latina, Carlos Lauría.
 
O CPJ alertou para o aumento da violência contra a imprensa no Brasil em 2011, citando os assassinatos dos jornalistas Valério Nascimento e Luciano Leitão Pedrosa e o atentado contra o blogueiro Ricardo Gama.