Violência contra Jornalistas também é ameaça à Democracia


23/09/2021


Paulo Carneiro é jornalista, membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI

O aumento de ataques contra jornalistas é uma ameaça à consolidação do projeto democrático no Brasil. Os fotógrafos Lula Marques e Marcelo Carnaval comentam os desafios nas coberturas diárias.

Xico Teixeira e Antônio Werneck conversam com Lula Marques e Marcelo Carnaval sobre o aumento dos perigos na vida dos profissionais de imprensa no SOS Repórter. O programa vai ao ar no canal de Youtube da ABI, dia 22, quarta-feira, às 17 horas.

A demonização da mídia estimulada por grupos políticos e mesmo organizações governamentais elevou os ataques a jornalistas em todo o mundo. Em seu relatório, a UNESCO aponta o aumento nos últimos anos dos casos de perseguição, detenção e violência física contra jornalistas, principalmente nas coberturas de manifestações. Relata ainda, as ameaças contra os profissionais e suas famílias, invasões de mídias sociais e divulgação de dados pessoais.

Marcelo Carnaval

Formado em jornalismo na Universidade Federal Fluminense, começou a carreira no Jornal do Brasil em 1985. Três anos depois passou a integrar a equipe carioca da revista Veja e em 1999 entrou para o jornal O Globo. Atualmente atua como fotógrafo free-lancer.

Detetor de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles Prêmio Esso de Fotojornalismo – 2006 mostrando o desespero de uma mãe amparando no colo o filho morto por tiros no Centro do Rio de Janeiro. A foto também recebeu 23º Prêmio Rey de España de Jornalismo.

Lula Marques

Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, trabalhou durante 11 anos no Correio Braziliense, empresa na qual passou por várias funções, e Folha de São Paulo, com importantes trabalhos nas coberturas da Constituinte e campanhas presidenciais. Conquistou diversos prêmios entre eles o Prêmio Folha de Fotografia de 1999 e o Prêmio Esso de Jornalismo em 2000.  É alvo de um processo movido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro por uma foto revelando uma conversa de WhatsApp entre o parlamentar e o seu pai, Jair Bolsonaro, realizada no plenário da Câmara durante uma votação.