UNESCO e UQAM lançam Declaração Universal pela Comunicação


15/04/2021


Por RNCD
Com a pandemia de COVID-19 e as mudanças climáticas, a desinformação é cada vez mais preocupante. Diante dessa situação, a Rede Internacional de Cadeiras da UNESCO em Comunicação (ORBICOM), desenvolvida juntamente com a Université du Québec à Montréal, lançou, no dia 19 de janeiro, a Declaração Universal pela Comunicação.

Os idealizadores propuseram que a declaração fosse mais eficaz do que um simples livro. Por meio da Declaração Internacional dos membros da comunidade profissional e científica em comunicação por um mundo mais saudável, viável e melhor, eles convidam todos os especialistas, pesquisadores e pesquisadores a se comprometerem publicamente a usar seus conhecimentos para reunir sociedades em torno de valores mais saudáveis. “ [A Declaração] visa todas as pessoas que giram em torno da comunicação para fazer as coisas e dar a nossa contribuição de comunicação para a resolução de uma série de crises, incluindo a crise climática, a crise de saúde e, de forma mais geral, a crise ligada à profissão de informação», Explica Oumar Kane, secretário geral da ORBICOM.

A mensagem da Declaração ecoa até o Brasil. Várias organizações locais a assinaram. Um deles é a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), criada em setembro de 2020 em resposta à gestão da crise de saúde e climática pelo presidente Jair Bolsonaro.

Sua fundadora, Ana Regina Rêgo, busca sensibilizar a população para notícias falsas, entre outras sobre medidas de prevenção da transmissão do COVID-19, amplamente divulgadas pela seu presidente. “ Neste momento, no Brasil, existe uma negação. Ninguém acredita que haja notícias falsas e desinformação, daí a relevância de assinar esta declaração para promover o trabalho dos jornalistas“, frisou.

A coordenadora da RNCD acredita que que trabalhando em colaboração com outras organizações, na América do Sul e no resto do mundo, o debate avance o suficiente para que a mídia seja mais bem reconhecida e que, da mesma forma, mais vidas sejam salvas.

Link original em https://rncd.org/rncd-participa-da-declaracao-universal-pela-comunicacao-idealizada-pela-orbicom-unesco-uqam/