“Trabalhei entregando jornais. Sempre gostei de levar notícias para as pessoas.”


29/11/2023


A vida dá muitas voltas. Aos 14 anos Antonio Werneck era entregador de jornal nas ruas de Niterói e hoje, como jornalista consagrado, desfruta o prazer da conquista de três Premios Esso e cinco premio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

O jornalista Antonio Werneck encerra a programação do Novembro Negro na ABI, com a exibição do seu depoimento no canal ABI TV no Youtube, nessa quinta-feira (30), ÀS 11H00, na primeira temporada do Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda onde conta a sua trajetória marcada pela cobertura ligada a área de Segurança Pública, no jornal O Globo. Cobriu guerras em Moçambique, Angola e Namíbia. Atualmente é roteirista e apurador no núcleo de jornalismo investigativo do programa Linha Direta da TV Globo.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda é uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que reúne, pela primeira vez, uma série de depoimentos em áudio e vídeo de jornalistas negros brasileiros das mais diferentes áreas de atuação e pensamento.

Não custa lembrar: o nome de Gustavo de Lacerda batiza o acervo porque o jornalista negro, catarinense, fundou a ABI há 115 anos (7 de abril de 1908). Segundo o próprio Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.