Site “Mirotvorets” publicou dados de jornalistas na Ucrânia


25/05/2016


Jornal

Site Mirotvorets

Sandro Fernandes

Sandro Fernandes

Um site que seria ligado ao governo ucraniano divulgou dados pessoais de jornalistas que cobriram um conflito no país. O “Mirotvorets” publicou, há duas semanas, uma planilha com os nomes completos, telefones e e-mails, além outros dados, de cerca de 4.500 jornalistas. Entre eles estão, pelo menos, quatro brasileiros. A lista inclui profissionais de imprensa da CNN, The New York Times, BBC, Reuters e Associated Press.

13239671

Leandro Colon

Eles são acusados de “colaborar com organizações terroristas”, pelo fato de terem se credenciado junto à República Popular de Donetsk, região separatista que declarou independência da Ucrânia. A entidade separatista exige que os jornalistas que atuam em sua área de sejam identificados e credenciados por eles.

Andrei Netto

Andrei Netto

Entre os quatro jornalistas brasileiros está Leandro Colon, enviado pela Folha em 2014 para cobrir o conflito. Na época, Colon era correspondente do jornal em Londres e hoje é repórter especial do jornal na sucursal de Brasília. Os outros três jornalistas são Andrei Netto (“O Estado de S. Paulo”), o fotógrafo Mauricio Lima (que recentemente ganhou o Prêmio Pulitzer, o mais prestigiado do jornalismo) e Sandro Fernandes, que atuou para o site Opera Mundi na região.

Segundo informações de órgãos de imprensa locais, o site é ligado a um assessor do ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov.

Mauricio Lima

Mauricio Lima

A organização Repórter Sem Fronteiras (RSF) chamou o vazamento de “absurdo”. “Isso expõe os jornalistas a um perigo real e muitos deles já começaram a receber ameaças”, disse Johann Bihr, do RSF no leste europeu e Ásia Central. Para ele, o caso é um “intolerável ataque à liberdade de informação e deve ser tratado com a maior seriedade”.

Fonte: Folha de S.PauloFolha de Pernanbuco

ublicado em: 24 mai, 2016 às 14:43