Sindicatos comemoram com festa, debates e manifestações


07/04/2006


Fonte: Fenaj

O Dia do Jornalista, 7 de abril, marca a data da fundação da primeira entidade da categoria no país, em 1908, no Rio de Janeiro: a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Oficializada ou não, a data já é consagrada pela categoria como momento de confraternização, reflexão e lutas por sua valorização. Veja, a seguir, a programação alusiva ao Dia do Jornalista organizada por entidades dos profissionais em todo o País.

Nota de confraternização e almoço em SP
Em São Paulo o Sindicato lançou nota ontem, dia 6, homenageando a categoria. “O dia 7 de abril deve ser lembrado pela categoria com este espírito, misto de satisfação pelas conquistas obtidas e alerta para proteger nossa profissão contra as tentativas de desregulamentação de certos setores que temem uma imprensa livre e plural”, diz o documento. Jornalistas aposentados terão hoje um almoço de confraternização a partir das 12h, no Restaurante Bovinus do Clube Homs, na capital A atividade foi organizada pela Ajaesp (Associação dos Jornalistas aposentados do Estado de São Paulo).

Capixabas debatem liberdade de imprensa
No Espírito Santo o Sindicato dos Jornalistas programou um espaço de reflexão sobre a liberdade de imprensa. “Grampo na mídia: impunidade até quando?” é o tema do debate que acontece às 10h, no Auditório Hermógenes da Fonseca, da Assembléia Legislativa. Voltado para a categoria, bem como para estudantes, professores de Jornalismo e toda a sociedade civil, o evento contará com a participação de professores do curso de Direito da Ufes e representantes do Ministério Público Federal, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, da Fenaj e do Sindicato.

Sinjorgran realiza seminário
Em Dourados-MS, o 7 de abril será marcado com o 4º Seminário de Jornalistas, a partir das 19h30, no auditório da OAB. Com o tema central “A mídia que nós temos e a que queremos”, o evento contará com a participação do presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade. Maiores informações sobre o evento com a DZM (www.dzm.com.br) pelo telefone (67) 3421-8736.

Seminário de Negociação Coletiva em Belém
Também no Pará a luta por melhores salários e condições de trabalho foi o foco das atenções. No dia 5 houve duas assembléias de lançamento da Campanha Salarial 2006 em Belém. Nos dias 8 e 9, o Sinjor-PA realiza, em parceria com a Fenaj, o I Seminário Regional sobre Negociação Coletiva, que contará com representantes de diversos Sindicatos de Jornalistas do Norte do País. Em comemoração ao Dia do Jornalista e encerramento do Seminário, haverá uma roda de samba com feijoada domingo, a partir das 13h, na sede do Sindicato.

Sergipe organiza manifestações
O Sindijor-SE preparou uma “surpresa” para os sergipanos. No Dia do Jornalista, Aracaju amanhece tomada de faixas nas ruas e praças, com as inscrições Liberdade de Imprensa — Piso Salarial Justo — Respeito aos Direitos Trabalhistas. Estão programadas, também, panfletagens nos veículos de comunicação e a leitura de uma carta na Assembléia Legislativa.

Sessão solene no legislativo acreano
No Acre. o 7 de abril será comemorado com uma sessão solene de homenagem aos jornalistas na Assembléia Legislativa.

Três atividades no Amazonas
Já o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM) preparou uma assembléia geral para discutir pendências da campanha salarial, às 20h, o lançamento de sua campanha de sindicalização e um coquetel de confraternização.

Congresso e churrasco no PR
Fechando com chave de ouro seu 5º Congresso Estadual, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná concentrou sua comemoração no dia 9, a partir das 13h, quando realizará o 5º Churrasco do Dia do Jornalista na AABB Curitiba. Para mais informações, acesse www.eventos.sindijorpr.org.br.

Cariocas usarão roupa branca
Os jornalistas cariocas, que estão em campanha salarial, vão usar roupa branca nesta sexta, como forma de manifestar a esperança de um futuro melhor para a profissão. Na segunda-feira, dia 10, às 21h, haverá o Ato em Defesa do Jornalismo de Qualidade, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.

Jantar em Niterói
Já o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio tradicionalmente une-se ao Clube de Imprensa de Niterói. Hoje, haverá jantar comemorativo no Restaurante Solar do Amanhecer, no bairro Charitas.

SindJor-MS debate estágio
Nesta sexta-feira, coordenadores dos cursos de Jornalismo das instituições de ensino da capital do estado — Uniderp, UCDB, UFMS e Estácio de Sá — reúnem-se novamente com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) para discutir propostas para implantação do projeto de estágio supervisionado. A reunião acontece a partir das 14h, na sede da Faculdade Estácio de Sá, campus TV Morena. No sábado, a diretoria do Sindicato reúne-se às 14h30, na sede da entidade.

Forró em Fortaleza
O Sindjorce realiza, neste 7 de abril, a festa em comemoração ao Dia do Jornalista, no Kukukaya, a partir das 22h, com muito forró pé-de-serra, diversos artistas e um bufê de comidas regionais. O acesso é gratuito para sócios do Sindicato.

Mineiros fazem encontro regional
Além de um debate que foi promovido na terça-feira, o Sindicato de Minas Gerais comemora o Dia do Jornalista neste sábado, com um encontro regional da categoria, em Nova Lima, Grande BH, preparatório ao Congresso Estadual da categoria.

Manifestação em Florianópolis
Os jornalistas catarinenses realizam mobilização na Esquina Democrática, no Centro de Florianópolis, hoje, às 17h30, e aproveitaram a semana de homenagens aos jornalistas para iniciar seus preparativos para a Campanha Salarial 2006, com um calendário de assembléias regionais. Dia 4, reuniram-se em Criciúma; dia 5, em Chapecó e Blumenau; dia 6, em Araranguá, Florianópolis e Joinville. Para o 7 de abril, estão agendadas atividades em Tubarão e Jaraguá do Sul. O roteiro encerra-se dia 8, em São Miguel do Oeste.

BA promove 2º Fórum de Comunicação
Em Salvador, às 8h, foi realizado o 2º Fórum de Comunicação, no Pestana Bahia Hotel. Após um café da manhã, houve debate com o cineasta Eduardo Coutinho, com o tema “O documentário como diálogo”.