Sextou


14/10/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Portugal

Domingo

Juntos pelo Brasil

Brasileiros e simpatizantes internacionais fazem em Lisboa a Caminhada Lula Presidente #Lula 13, organizada pelo movimento Vamos juntos pelo Brasil do Comitê Portugal Lula Presidente, Saída às 15 horas local da Praça Luís de Camões até a Praça D. Pedro IV.

 Rio de Janeiro

Sexta-feira

Ogum

O terreiro Ilê Asé Ala Koro Wo realiza nesta sexta-feira, às 14h, encontro interreligioso em apoio ao candidato Lula à presidência da República. O terreiro de candomblé é conhecido pelo projeto Aprendendo a aprender, atividade educativa que valoriza a igualdade, a identidade, a cultura afro-brasileira, o combate ao racismo e à intolerância religiosa. O trabalho que atende mais de 125 crianças foi tema de dissertação de mestrado, em 2008, defendida na UERJ. Rua Angelica LT 35, em frente ao nº 90, Venda Velha, São João de Meriti.

Região dos Lagos

Flispa

Hoje, 18h, começa a 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos com roda de conversa com escritores, contação de histórias, apresentação de dança e lançamento de livros. Mais de 50 obras literárias ficarão em exposição aberta à visitação do público até dia 31 de outubro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A FLISPA deste ano tem como tema central ‘Natureza Literária’. Segundo o organizador, o escritor Renato Fulgoni, a proposta é promover a conscientização para a preservação do meio ambiente e do patrimônio natural do município da Região dos Lagos. Renato também está lançando ‘Tom e Suas Aventuras’, seu primeiro livro infantil. A Casa de Cultura fica na Av. Francisco Coelho Pereira 255, Centro. Programação:

18h – Abertura com apresentação de escritores;
19h – Lançamento do livro “A Aldeia de Pedro – Mais de Quatro Séculos em Versos, Fotos e Contos”;
19h15 – Apresentação de dança com as bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet;
19h30 – Escritora Jaqueline Brum fala sobre o tema da FLISPA “Natureza Literária”;
19h45 – Contação de histórias com Rosana Andreia apresentando “Histórias do Mundo Chico Rei”;
20h – Lançamento do livro do escritor Renato Fulgoni “Tom e Suas Aventuras”;
20h30 – Apresentação de dança com as bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet.

Irmãos arteiros

‘Os gêmeos: nossos segredos’ é a exposição que leva para o interior do Centro Cultural Banco do Brasil a arte já consagrada nas ruas de todo mundo dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. São quase mil itens, dentre os quais o registro fotográfico de murais pintados em Nova Iorque, Ishinomaki, cidade do Japão, entre tantos outros lugares públicos internacionais. É possível também conhecer o universo colorido e criativo dos artistas brasileiros em telas de coleções particulares cedidas para a mostra que tem como destaque as obras Templo” e “Gigante”, redimensionadas para o espaço do CCBB. Até 23 de janeiro de 2023. Rua Primeiro de Março 66, centro. Fechado às terças. De segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo até às 20h.  Entrada gratuita. Ingresso retirado na hora ou no site bb.com.br/cultura.

 Sábado

Pedagogia

Neste sábado, os comitês populares de diferentes bairros vão para as praças dar aula pública de cidadania política, social e econômica. Roteiro:

11h, a atividade é na Quinta da Boa Vista, ponto de encontro na Estação de São Cristóvão;

12h, Largo do Machado, concentração na Praça;

12h, Ipanema, concentração na Praça Nossa Senhora da Paz;

12h, Copacabana, concentração na Praça Cardeal Arcoverde.

A agenda completa das atividades Lula Presidente, dessa sexta a domingo, está no link file:///C:/Users/ML/Downloads/agenda.pdf.

Campeonato de botão

Na Casa da Luiza, segundo Campeonato dos botonistas de esquerda, atividade que começa a fazer parte do calendário dos bons e descontraídos encontros cariocas. Para os novos, a inscrição tem o valor de R$20,00. Para os da antiga, R$10,00 com direito a um chope. A organização empresta botão para quem quiser participar, mas não tem time formado. Às 11h. Casa da Luiza, rua Evaristo da Veiga 149, Lapa, Centro. Contato https://chat.whatsapp.com/Lxwt6hnVNQp4LLAChKkijE.

Domingo

Doa que te faz bem

Durante toda a manhã, ação de rua no bairro da Gamboa para arrecadar brinquedos, roupas e o que mais quiserem doar para as crianças que seguem sendo criança mesmo com o tão pouco ou quase nada que têm. O ponto de arrecadação é na rua da Gamboa 357, em frente à estação Santo Cristo do VLT, centro. O pessoal do Sopão do Bem também aceita pix, chave 90517369753(CPF).

Pipa no ar

Mais um domingo em que o céu da zona Oeste vai ficar colorido de pipas de todos os tamanhos e modelos que participam do tradicional Festival de Pipa de Sepetiba. O evento chega a reunir 500 empinadores responsáveis pelo show de altos voos e malabarismos aéreos. Este ano, às 15h, também tem panfletagem Lula Presidente. Tudo na Arena Sepetiba.

Desigualdade no Catete

Das 13h às 16h, lançamento do livro Desigualdades – Visões do Brasil e do Mundo, questão que ocupa o centro do debate no mundo contemporâneo. A coletânea de ensaios organizada pelos economistas e pesquisadores João Hallack Neto, Fernando Augusto Mansor de Mattos e Fernando Gaiger Silveira, traz interpretações sobre as razões histórico-estruturais, econômicas, sociais e políticas da desigualdade escritas por especialistas nacionais e internacionais que discutem e apontam possibilidades de mudança em direção a sociedades mais justas e inclusivas. Museu da República, rua do Catete 154, Catete.

São Paulo 

Sexta-feira

Ziraldo

Aberta a série de comemorações pelo aniversário do multiartista Ziraldo Alves Pinto que faz 90 anos no próximo dia 24. ‘Mundo Zira – Ziraldo Interativo’ é a exposição de uma vida povoada por personagens que seguem marcando gerações e pode ser visitada e aproveitada até 18 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Na Galeria 3 e no Pavilhão de vidro, adultos, jovens e crianças entram no universo lúdico e literário do mineiro de Caratinga. O percurso da exposição estimula a criatividade do público por meio de grandes painéis projetados com histórias e grafismos com os quais é possível interagir. O mundo de Ziraldo proporciona um espaço brincante do tamanho sem fim da alegria do Menino Maluquinho que não tinha medo de ser feliz. CCBB, Sces, trecho 2, Brasília/DF. De terça a domingo, de 9h às 20h30. Entrada gratuita.

Quinta-feira, dia 20

Olhar indígena

O documentário ‘Pisar Suavemente na Terra’ estreia na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se realiza de 20 de outubro a 2 de novembro. O festival vai exibir 231 títulos de 60 países, dentre os quais o filme de Marcos Colón, apanhado de histórias sobre a invasão capitalista na Amazônia.  Filmado no Peru, na Colômbia e no Brasil, Pisar Suavemente na Terra traz um futuro sem destruição e baseado na ancestralidade dos povos originários. Os cenários são as cidades brasileiras de Santarém, Marabá e Tabatinga, Iquitos, no Peru, e Letícia, na Colômbia, que descrevem as engrenagens do Estado e das empresas que levam morte à região amazônica. Os relatos são de José Pepe Manuyama, indígena Kukama da Amazônia peruana, que lida com a contaminação do rio Nanay pelo garimpo e pelo petróleo. Do Oeste do Pará, o cacique Manuel, do povo Munduruku, fala sobre seu território sitiado pela expansão do monocultivo e exportação da soja  intensificada pelo projeto de agronegócio da Cargill. E a cacique Katia, do povo Akrãntikatêgê, de Marabá , Pará, que resiste em um território devastado pela mineração da Vale S.A. Os três relatos são tecidos pela voz do intelectual indígena Ailton Krenak, para quem “o futuro é ancestral e a humanidade deve aprender que é necessário pisar suavemente na terra”, perspectiva que dá nome ao documentário.www.pisarsuavementenaterra.com.br

On line – qualquer dia, hora e lugar

Filme cabeça

Cineasta explora a mudança radical de seu pai de democrata para um fanático de extrema direita após imersão no talk radio e na Fox News. Essa é a história de ‘A lavagem cerebral do meu pai’, acontecimento causado pelo poderoso fenômeno mediático capaz de dividir famílias e afastar entes queridos. No link https://www.youtube.com/watch?v=HBYgfzppws0

Ditadura nunca mais

A exposição Ditadura: cotidianos e heranças está no canal do Museu da Pessoa até 30 de novembro. Com o imperativo de defender a democracia neste ano de 2022, vinte histórias de vida surgem como referência para entender o que o país herdou dos 21 anos do governo militar de 1964. A mostra permite entrar em contato com experiências subjetivas a respeito de como é viver num regime autoritário, em período de interrupção e regressão de acesso à direitos humanos, civis, políticos e sociais. “A preservação da memória do que aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985 é um instrumento para superar problemas herdados da ditadura. Para tratar do tema, buscamos apresentar o cotidiano de diversos brasileiros durante aquele período, baseando-nos nas histórias de vida do acervo do Museu da Pessoa”, explica o curador Mauro Malin, jornalista e sócio fundador do Museu. O Museu da Pessoa é um meio virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991 com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu já conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades.

Link da exposição

www.exposicaoditadura.museudapessoa.org,

Queernejo no Grammy

O cantor Gabeu foi indicado para o Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” com AGROPOC, seu primeiro álbum. Gabeu é criador o Queernejo, gênero sertanejo que canta e representa o universo LGBTQIA+. “É um prazer compartilhar minha arte com vocês e me sentir confortável para dizer que esse álbum surge do meu amor pela música sertaneja, mas também da necessidade de questionar e ressignificar várias coisas nesse universo. A bota, a fivela e o chapéu já não são mais símbolos daquilo que eu não queria ser, pelo contrário, são com esses símbolos que eu tenho a possibilidade de mostrar a minha força “, festejou.  Gabeu é filho de Solimões, da famosa dupla Solimões e Rionegro, e disputa o Grammy com Chitãozinho & Xororó, Matheus & Kauan , Marília Mendonça e Maiara & Maraísa, e Lauana Prado. Link     https://www.youtube.com/watch?v=UqtXJ7lq-Zs