Conselho Deliberativo volta a se reunir na sede da ABI


13/10/2022


Fotos: Camilla Shaw

Por quase três anos, os membros do Conselho Deliberativo da ABI reuniram-se virtualmente. Na segunda-feira, 10 de outubro, muitos deles voltaram a se reunir presencialmente. Melhor ainda: a reunião foi híbrida, de forma que os que estavam ausentes do Rio de Janeiro também participaram. Os presentes fisicamente podiam ver e ouvir os presentes virtualmente, por meio de uma TV instalada na sala de reuniões do Conselho. E vice-versa, os conselheiros virtuais viam e ouviam os presenciais. Pela primeira vez na história da ABI, associados de outros estados e de outros países puderam interagir ativamente. A TV instalada para a recepção das imagens da plataforma virtual foi doada pelo projeto de Rodrigo Rocha de resgate de memória do jornal Tribuna da Imprensa por intermédio da diretora de Assistência Social da ABI, Ana Helena Tavares.

Sem recursos para contratar empresa especializada, não foi fácil superar as dificuldades técnicas. Com a colaboração do diretor administrativo Moysés Corrêa, que convocou o associado Ricardo Porto e o funcionário Robson de Almeida Ramos para ajudar, a presidente do CD, Irene Cristina, passou dias trabalhando para instalar o que fosse necessário e para resolver todos os problemas técnicos. Até seu filho, João Gurgel, que é músico, ajudou a resolver os problemas de áudio, especialmente a microfonia. As conselheiras Analéa Rego, Erika Werneck, Vera Durão e Leda Beck participaram dos testes finais para o sucesso da empreitada.

Ocupar o prédio-sede é uma das metas da chapa eleita em abril para conduzir os destinos da ABI, como sempre diz seu presidente, Octávio Costa.