Senador Marco Maciel


06/11/2007


Representante do Estado de Pernambuco no Senado da República e membro da Academia Brasileira de Letras, o próximo homenageado pelo TCM é um dos raros homens públicos que conseguem aglutinar opiniões unânimes quanto ao seu dinamismo, competência, dignidade, respeitabilidade, liderança e uma das trajetórias mais admiráveis da política nacional, além de ser um dos intelectuais mais respeitados do Brasil.

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou-se a respeito do Senador Marco Maciel, com as seguintes palavras: “Marco Maciel é um Vice operante, leal, honesto e profissional e tem uma virtude rara; sendo um intelectual de qualidade, não deixa que esses atributos ofusquem os outros, a tal ponto que, muitas vezes, nos esquecemos do intelectual para só o percebermos como político.”

Quando Governador de Pernambuco, mereceu de seu adversário político, o ex-Governador Miguel Arraes, o reconhecimento de sua competência no Governo do Estado. Nas palavras de Arraes, “o Governador Marco Maciel é trabalhador e está à altura da velha tradição pernambucana de políticos competentes e honestos”.

O poeta João Cabral de Melo Neto, também seu conterrâneo, foi categórico: “Marco Maciel é o político mais completo do Brasil. Passou por todas as atividades políticas, começando como líder estudantil, Deputado estadual, Deputado federal, Presidência da Câmara dos Deputados, Governador de Pernambuco, Senador, Ministro da Educação e Vice-presidente da República. É um homem politicamente civilizado.”

Por sua atuação política, que o tornou um dos mais conhecidos e respeitados homens públicos, com relevantes serviços prestados ao País e às instituições, o TCM condecora e agradece ao Senador Marco Maciel, que tem sido um aliado dos Tribunais de Contas, reconhecendo sua importância institucional na defesa do bem comum. E servir à coletividade é o que verdadeiramente importa, como afirma o próprio Senador: “A política, mais do que uma profissão, é uma atitude de vida. Ação missionária cujos gestos repercutem sobre toda a comunidade. É a arte de servir a todos e a cada um.” 

Ao promover a aproximação entre o Sistema Tribunais de Contas e o Senador Marco Maciel, o Ministro Luciano Brandão Alves de Souza propiciou uma aliança inestimável, fundamentada em valores e princípios que orientam os Tribunais de Contas e seu aliado no Senado Federal. 

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro tem a honra de convidar o Senador Marco Maciel para receber o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal.