Rio lança Coletivo Memória, Verdade e Justiça


11/08/2011


Será lançado na próxima segunda-feira, às 18h, o Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça, cujo ato acontecerá no auditório da OAB-RJ, na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, Centro do Rio.
 
A mesa que conduzirá a cerimônia será formada pelo Presidente da Seccional Rio da OAB, Wadih Damous; Ana Bursztyn-Miranda e Pedro Strozemberg, do Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça; Nadine Borges, assessora especial da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República; Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal; Deputado Marcelo Freixo (PSOL), da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. O representante do Núcleo de Preservação da Memória Política, que também integra o Coletivo, será Maurice Politi.
 
 
Iniciativas semelhantes estão sendo realizadas em todo o Brasil, visando a fortalecer a criação da Comissão da Verdade, cujo projeto de instalação tramita na Câmara dos Deputados e tem como principal objetivo lutar pela abertura dos arquivos da ditadura militar (1964-1985). Outra exigência do Coletivo é o acesso irrestrito aos documentos produzidos pelo Governo entre 1964 e 1988.
 
 
Formado por pessoas e entidades da sociedade civil, como a ABI, o Coletivo tem como diretrizes principais ampliar o debate sobre a importância da construção da memória e da verdade no Brasil, a partir do desenvolvimento de atividades que contribuam para a efetivação de uma Comissão Nacional da Verdade soberana e independente.
 
 
O Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça também reivindica que seja cumprida a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condenou o Estado brasileiro pela sua responsabilidade nas mortes de pessoas envolvidas nas guerrilha do Araguaia, durante o regime da ditadura militar.
 
 
Além dos palestrantes e da exposição de cartas e documentos relativos ao ato, a programação de inauguração do Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça conta com lançamento de livros e a exibição de trecho do filme “Três irmãos de sangue”, dirigido por Ana Patrícia Reiniger e vencedor, em 2007, do V Cine Fest Petrobras Brasil, em Nova York.