Ricardo Carvalho, um repórter apaixonado e grande ser humano


19/07/2021


Marcos Gomes é jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI
         O jornalista Ricardo Carvalho foi o idealizador da série “Caiu na área é pênalti! Futebol e política”, com as participações dos jornalistas Caco Schmitt, Carlos Monforte e Cid Benjamin.  O ABI Esporte homenageia nesta segunda-feira, 19, esse palmeirense apaixonado que nos deixou no dia 20 de junho.
         – Tô gostando do ABI Esporte mas acho que podemos fazer um programa mais descontraído, com a cara do torcedor, pra bater papo, jogar conversa fora, como se estivéssemos na mesa do botequim, vamos falar de futebol e política.  – do outro lado da linha, Ricardão lançou as bases dessa série.
O ABI Esporte vai ao ar às 19h30, pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa – bit.ly/3uZn84f
         O jornalista Ricardo Kotscho, em artigo para o site da ABI disse:
         – Perdemos, Ricardo Carvalho, um repórter apaixonado e um grande amigo. Ricardão, de tanto se preocupar com os outros e o mundo, tornou-se um dos primeiros repórteres especializados em Direitos Humanos e defesa do Meio Ambiente, o que o fez ficar muito próximo do dom Paulo, sobre quem escreveu dois livros e produziu um documentário.
Paulo Markun foi outro que também escreveu sobre o seu amigo:
         – Ricardo Carvalho faria 73 anos no próximo dia 3 de julho. Filho de um paraibano e de uma pernambucana, estudou no Colégio Marista e foi militante da Juventude Estudantil Católica. Cursou várias faculdades antes de trocar o curso de Relações Públicas pelo de Jornalismo, em São Paulo. Começou sua carreira na revista TV Guia, da editora Abril. Dali foi para a Folha de S. Paulo, onde se especializou na cobertura da igreja e dos temas de direitos humanos. Em 1976, na cobertura da reunião da CNBB, em Itaici, conheceu o dom Paulo Evaristo Arns. Ricardo orgulhava-se de ter publicado a primeira lista de desaparecidos políticos do Brasil, reproduzindo a carta entregue por dom Paulo ao presidente norte-americano Jimmy Carter.