9 de agosto de 2022


Projeto Comprova promove curso contra fake news


24/07/2018


O projeto Comprova, coalizão de 24 veículos brasileiros de mídia, disponibilizou um curso gratuito sobre checagem e identificação de conteúdo falso na internet. O treinamento tem duas opções no momento: um curso de verificação rápida de uma hora, aberto ao público, e uma capacitação de cinco unidades projetado para jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas que usam a verificação na área de direitos humanos. O curso, elaborado pela First Draft, organização ligada à Universidade Harvard, ensina técnicas para a verificação de fatos e pode ser acessado no site  www.firstdraftnews.org/learn.

O Comprova é uma parceria que tem como objetivo identificará rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação capazes de influenciar a campanha para as eleições presidenciais de 2018, informou também o site Poder360. O projeto é inspirado no CrossCheck, iniciativa semelhante realizada na campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017. No Brasil, o Comprova é coordenado pela Abraji e tem o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project.

Após a identificação das “fake news”, haverá uma checagem cruzada de todos os conteúdos. Nenhum desmentido será publicado antes de ao menos três veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão. O projeto, informa a Abraji, também terá o cuidado de questionar apenas informações equivocadas que já tenham tido grande alcance ou que tenham potencial viral. A ideia é a plataforma não correr risco de ajudar um boato ainda fraco a ganhar fôlego acidentalmente.

Os desmentidos serão publicados no site do Comprova e divulgados pelos veículos parceiros, além de serem distribuídos em redes sociais, como Facebook, Youtube e Twitter. A coalizão de empresas de mídia inclui AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.

Fonte: Abraji

 

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