Profissionais discutem novas oportunidades no rádio


27/09/2016


unnamedO companheiro do motorista, da dona de casa, do jornalista que está na rua. O rádio é o veículo que Reinventou a comunicação no Brasil, e mudou a maneira como nos relacionamos com a informação, nos tornando mais apressados para saber tudo em primeira mão.

Setembro, em especial, é o mês dedicado ao rádio e o Reinventar JornalistasRJ comemora. No centenário da Independência do Brasil, dia 7 de setembro de 1922, ocorreu a primeira transmissão no país; no último dia 12, a Rádio Nacional comemorou seus 80 anos; e Roquette-Pinto, patrono da Radiodifusão no Brasil, também é nascido em 25 de setembro, data escolhida para também ser o ‘Dia do Rádio’.

O último levantamento do Ministério das Comunicações, publicado em 2015, com as informações disponíveis sobre emissoras educativas, comerciais e comunitárias em todo o país mostra que, em todo o Brasil, existem 9.973 licenciados a executar os serviços de radiodifusão nas áreas educativa e comercial. Além disso, há 4.377 rádios comunitárias outorgadas.

É um raio-x que revela, por exemplo, que há 1.501 rádios FM, 66 rádios operando em ondas curtas, 1.583 em ondas médias e 72 em ondas tropicais. As emissoras educativas têm 164 rádios operando no Brasil.

No painel O novo radiojornalismo: como surfar nessa onda’ o Reinventar JornalistasRJ vem apontar os desafios, as tendências e oportunidades nesse veículo, que independente do tamanho, não perdeu seu lugar com a evolução da tecnologia e dos smartphones, ele está lá para ser sintonizado na frequência dos aparelhos digitais ou ouvido via internet.

Jornalistas, profissionais e estudantes de Comunicação são convidados a participar do encontro gratuito que acontece no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no próximo dia 28 de setembro (quarta-feira) das 9h às 13h. As inscrições são realizadas via internet através do linkhttps://goo.gl/forms/rnsrZbImfV0msDfA3.

Idealizadora do Reinventar, Rosayne Macedo, considera esta edição muito especial:

– A rádio foi o primeiro veículo a acolher o Reinventar que veio para mostrar aos nossos colegas jornalistas a importância da nossa profissão. As emissoras Roquette-Pinto e Rádio MEC onde atual dois dos nossos palestrantes, o Cadu Freitas e o Marco Aurélio de Carvalho, nos abriram as portas para participar e deram voz aos nossos reinventantes. Esse painel é muito especial para mostrar o envolvimento do rádio como parte do nosso cotidiano, e as possibilidades que apareceram no mercado agregando a tecnologia a esse dispositivo com os podcasts, a rádio on-line, a participação dos ouvintes via aplicativos. E o nosso especialista da UFRJ, o professor Marcelo Kischinhevsky vem pra ampliar nossos horizontes nessa discussão que também conta com nosso anfritrião e vice-presidente da ABI, o Pagê, justifica a jornalista.

Conheça mais dos palestrantes do 15º Encontro Reinventar JornalistasRJ:

CADU FREITAS – Na MEC há 17 anos e há 6 passou a apresentar o horário das 11h às 12h, onde começou como produtor. Formado em Comunicação Social com especialização em Marketing e Produção de Eventos. É apresentador do programa Bate-Papo Ponto Com na Rádio MEC AM.
MARCO AURÉLIO DE CARVALHO – coordenador da Unirr (União e Inclusão em Redes e Rádio) e apresentador do programa Todas as Vozes, da Rádio MEC.
MARCELO KISCHINHEVSKY – Jornalista, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Coordena o Laboratório de Áudio (AudioLab). Lidera o Grupo de Pesquisa (GP) Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq, atuando ainda como coordenador-adjunto do GP Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
É autor dos livros “Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação” (2016) e “O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão” (2007) e de diversos artigos e capítulos de livro, individuais e em parceria, além de co-organizador das coletâneas “Estudos radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom” (2016), “Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura” (2013) e “Horizontes do Jornalismo: Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais” (2011). Teve passagens por alguns dos mais importantes jornais e revistas do país, como Jornal do Brasil e O Dia, desempenhando as funções de repórter, chefe de reportagem, redator, editor e colunista. Foi ainda um dos criadores da Rádio Livre 91.50 FM.
A mesa do painel conta com a mediação de Rodrigo Barros, colaborador do Reinventar Jornalistas RJ. Locutor profissional formado pela Escola de Radio do RJ. Em 2009, criou um blog chamado PAPO DO DIA!, onde se propunha a discutir sobre os assuntos mais importantes do dia, atingindo até a presente data, mais de 780.000 views, além de figurar, por três anos consecutivos, no Top 100 Brasil, na categoria Cotidiano. Durante seis anos, coordenou e apresentou o evento ‘Engenhoca’, no SESC Engenho de Dentro. Locutor desde 2009, atualmente é também colaborador de conteúdo da Radio Serra Verde FM (Xerém) e Analista Societário em uma empresa de Gestão Corporativa.

Serviço:
15º ENCONTRO REINVENTAR JORNALISTASRJ
PAINEL – ‘O novo radiojornalismo: como surfar nessa onda’
DIA: 28/09 (quarta-feira), das 9 às 13h (credenciamento e cafezinho com network a partir das 8h30)
LOCAL: Auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71- Edifício Hebert Moses, 7º andar – Centro).
INSCRIÇÕES: Gratuitas e limitadas (levar contribuição para o café compartilhado).
PÚBLICO-ALVO: Jornalistas e demais profissionais de Comunicação (prioridade a integrantes dos grupos Reinventar e JORNALISTASRJ).