Prêmio Pacheco Jordão abre inscrições


20/03/2013


O Instituto Vladimir Herzog abriu inscrições para a 5ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Criado em 2009, o certame é um concurso de pautas que oferece a estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo sobre direitos humanos desde o projeto até a realização final de uma reportagem. As inscrições se encerram no dia 20 de abril.
 
As inscrições podem ser individuais ou em equipe de até três estudantes, com a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. São os próprios estudantes que definem a mídia para a qual o trabalho será produzido. Neste ano, os temas de destaque serão o “ingresso de jovens negros no mercado de trabalho” e “bullying”.
 
Uma Comissão Julgadora, formada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados, seleciona os três melhores projetos de pauta a partir de critérios como relevância, criatividade e exequibilidade. Cada grupo com projeto de pauta selecionado deverá produzir sua matéria jornalística sob a orientação de um professor de sua instituição de ensino e de um jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. Os participantes contarão ainda com apoio financeiro para a produção da reportagem e apoio institucional para a veiculação da matéria em diferentes meios de comunicação.
 
A melhor matéria será escolhida pela Comissão Organizadora do Prêmio e levará em conta aspectos técnicos, profundidade de pesquisa do tema, qualidade dos materiais (imagens, som etc.) e originalidade no tratamento do tema. O grupo vencedor será premiado com uma viagem a Joanesburgo para visitar o Museu do Apartheid que conta a história cultural, política e social da África do Sul e do ex-presidente Nelson Mandela, relembrando os mais de 40 anos do regime de segregação racial que reprimiu e castigou cruelmente a comunidade negra sul-africana.
 
A ficha de inscrição pode ser acessada pelo link. Mais informações do regulamento do concurso disponível no site http://www.jovemjornalista.org.br/

* Com informações do site do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.