Prêmio latino-americano de fotografia


24/02/2011


Encerram-se nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, as inscrições para o concurso de jornalismo visual POYi Latino América, que acontecerá de 14 a 18 de março, em Quito, no Equador.  A promoção é do Pictures of the Year International (POYi), criado pela Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, e da Nuestra Mirada, rede social de fotojornalistas ibero-americanos, A participação é gratuita e aberta a fotojornalistas latino-americanos e profissionais residentes na região.
 
O Concurso de 2011 tem os apoios do jornal El Universo — o diário de maior circulação no Equador — e será realizado na Universidade San Francisco de Quito. Além da Universidade de Missouri, o evento conta também com o apoio da Universidade de Miami, revista Geo, Estudio Madalena, Centro Knight para Jornalismo das Américas, entre outras organizações. 

Podem concorrer ao prêmio fotografias que tenham sido publicadas entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010, com exceção do Prêmio Identidade Nuestra Mirada, para o qual não há limite de tempo.

 
O concurso POYi Latino América recebe inscrições nas categorias: Notícias (individual), Notícias (ensaio), Vida cotidiana (Individual), Retrato (individual), Retrato (ensaio), Meio Ambiente (individual), Meio ambiente (ensaio), Esportes (individual), Esporte (ensaio), Migração e tráfico de pessoas (individual), Migração e tráfico de pessoas (ensaio), O melhor livro de fotografia, Multimídia (Vida cotidiana) e Multimídia (notícias).

A organização concederá os seguintes prêmios especiais: Fotógrafo Latino-americano do Ano; Prêmio AVANTI/Multitrabalhos de Desenvolvimento Sustentável e Prêmio Nossa Mirada de Identidade.

 
A cidade de Cuenca, conhecida como a capital cultural do Equador, vai sediar a sede da “Fiesta de la Imagen”, em julho de 2011. Este evento, com uma semana de duração, estará aberto para todos os fotógrafos, jornalistas e gestores culturais do mundo e incluirá palestras, seminários, oficinas e exposições, bem como a premiação do concurso POYi Latino América.
 
 
O centro colonial de Cuenca foi declarado Patrimônio da Humanidade e servirá como inspiração para que os fotógrafos que compareçam aprendam de seus colegas, celebrem o poder da imagem e a possibilidade de se conhecerem e compartilhar. As inscrições são feitas pela internet. As regras do concurso e as especificações de cada categoria estão disponíveis em POYi Latino América: http://www.nuestramirada