16 de agosto de 2022


Prefeitura lança guia de conduta em mídia digital


29/01/2018


A Prefeitura do Rio lança nesta sexta-feira (26) o Manual de Conduta e Recomendações em Mídia Digital com o objetivo de orientar servidores e fornecedores municipais. Esta é a primeira vez que a Prefeitura publica um guia com indicações sobre produção de conteúdo e comportamento na internet. Em ação inédita, o manual é redigido sob a licença Creative Commons CC BY-SA, ou seja, pode ser adaptado por outras pessoas ou órgãos, desde que dados os devidos créditos. A publicação chega ao público para aprimorar o atendimento a todos os cidadãos na web.

 

Resultado de um estudo de meses sobre as necessidades dos cariocas e também sobre como outras cidades do mundo se comunicam na mídia digital, o manual visa uniformizar a produção de conteúdo, comportamento online durante o horário de trabalho e também ajudar profissionais que atendem a população da cidade do Rio de Janeiro em diferentes secretarias, subsecretarias, instituições ou autarquias.

 

“Acredito que o principal objetivo não é apenas ajudar a Prefeitura e todas as suas camadas: é deixar claro para cada cidadão como entendemos nossa comunicação e o relacionamento que estamos construindo. Tudo com transparência e para sermos cobrados. Nosso conteúdo dever ser útil e relevante, além de tornar a vida do carioca e dos moradores da cidade mais fácil”, explica Guilherme Avzaradel, assessor técnico de mídia digital da prefeitura.

 

Entre as recomendações para servidores, estão dicas de etiqueta para o mundo digital, uso de e-mail institucional e orientações para produtores de conteúdo. A moderação de comentários recebeu uma atenção especial para evitar incompatibilizar interações em páginas ou criar qualquer brecha que impeça que o cidadão se manifeste ou critique a gestão. A ideia é que todos os novos canais da prefeitura passem por este crivo em seu planejamento e execução.

 

Com o Guia de Conduta e Recomendações em Mídia Digital, a Prefeitura espera cumprir mais uma etapa da gestão e estabelecer uma comunicação responsável com o maior patrimônio do Rio de Janeiro: o cidadão carioca.

 

Baixe aqui o guia.

 

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