Prefeitura de São Bernardo apura caso Gentili


30/06/2010


A Prefeitura de São Bernardo do Campo divulgou um comunicado informando a abertura de um inquérito para apurar a suposta agressão sofrida pelo repórter do programa “CQC”, Danilo Gentili, por Guardas Civis Municipais (GCM). O caso está sendo investigado pela Corregedoria Geral do órgão.

A nota foi divulgada na terça-feira, 29 de junho, e diz o seguinte: “No dia seguinte em que tomamos conhecimento do incidente entre os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e a equipe de reportagem do Programa CQC, instauramos procedimento apuratório pela Corregedoria Geral da GCM, órgão autônomo e independente do Departamento da GCM”.

Segundo o comunicado, o Secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, “solicitou à corregedoria que enviasse um ofício à produção do programa solicitando cópia na íntegra das imagens, que foram editadas, para instruir o procedimento apuratório”.

No dia 28 de junho, o programa “CQC” mostrou um vídeo que mostra Danilo Gentili sendo agredido por guardas municipais de São Bernardo do Campo, após a gravação de uma matéria para o quadro “Proteste Já”, na qual entrevista a diretora de uma escola ameaçada de ser soterrada por um barranco. Em seguida, o jornalista foi encaminhado à delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado. Já os guardas alegam que foram desacatados e por isso deram ordem de prisão ao repórter do “CQC”. 

—Penso que a situação da liberdade de expressão no país mostra sintomas de raquitismo diante da truculência e impunidade dos coronéis de sempre. É lamentável, depois de décadas de luta por redemocratização vermos a plena força de mãos pesadas que calam jornalistas, fecham blogs, processam veículos, causando constrangimentos profissionais, ameaças emocionais e prejuízos financeiros. A nova modalidade dessa nova censura se mostrou nas duas recentes agressões às equipes do CQC. Uma por Guardas Municipais em São Bernardo do Campo, outra em pleno Congresso Nacional. Esta semana ainda vimos uma repórter do SBT sendo agredida por um vereador do Democratas, vejam que ironia! É importante os jornalistas e os veículos tomarem uma posição firme diante de tão perigosos precedentes. Além de inconstitucionais, tais atos vão contra o rumo do aperfeiçoamento da sociedade brasileira e da súde de nossa jovem democracia, afirmou ao ABI Online o jornalista Marcelo Tas, apresentador do programa CQC.