Polícia ainda investiga assassinato de Valério


10/05/2011


A polícia ainda está investigando o assassinato do jornalista Valério Nascimento, dono do jornal Panorama Geral, morto a tiros na manhã da última terça-feira, 3 de maio, no quintal da residência onde morava na Estrada Rio das Pedras, no distrito de Lídice, do município de Rio Claro, na região Sul Fluminense.
 
 
A Polícia Militar chegou ao local do crime às 8h, mas vizinhos do jornalista disseram à imprensa que Valério foi morto no início da manhã. Ele foi abatido na entrada principal da casa. O carro do jornal, um Gol cinza, placa LMN-7208, foi localizado pela polícia do lado de fora. Segundo os policiais que inspecionaram o veículo, o automóvel estava engrenado, mas com a chave na ignição, indicando que o proprietário estava se preparando para sair.
 
 
Segundo o Delegado Marco Antônio de Oliveira Alves, titular da 168º DP, de Rio Claro, onde o caso está sendo investigado, o crime está muito perto de ser esclarecido:
— Já temos indícios da autoria e em breve este crime estará solucionado. Eu tenho um prazo de 30 dias para encerrar o inquérito, ainda dependemos de algumas provas técnicas, mas acredito que na próxima semana poderemos dizer certamente quem foi ou quem são os autores, disse o policial.
 
 
O crime, segundo a polícia, pode ter sido por motivação política, já que Valério vinha publicando em seu jornal várias denúncias de irregularidades na Administração da Prefeitura de Bananal, cidade do interior paulista que faz divisa com Rio Claro.
 
 
O chefe do Grupo de Investigação Continuada (GIC), da 168ª DP, Carlos Matos, disse ao Globo Online que na edição do dia 29 de abril o Panorama Geral circulou com a seguinte manchete: “Esta é a realidade do bairro de Rancho Grande. Totalmente abandonado pelo prefeito de Bananal”. Na mesma edição foi publicado um editorial em que Valério fala da realização de um sonho em dirigir um jornal que está a serviço da comunidade.
 
 
Em um trecho do editorial Valério diz o escreveu: “O Panorama Geral nasceu dessa luta e eu o ofereço à comunidade de Rio Claro e região como um canal de denúncia e reivindicação. Um veículo através do qual cobraremos juntos do poder público que atenda nossas carências, mas onde também mostraremos nossa cultura e nossa alegria. Que Deus nos abençoe nessa missão…”
 
 
Valério Nascimento era uma pessoa muito atuante em Rio Claro e em Lídice. Além de proprietário do jornal Panorama Geral, era Presidente da Associação de Moradores do bairro em que morava na Estrada Rio das Pedras. Tinha sido também candidato a vereador em Angra dos Reis.
 
* Com informações do Globo Online e do Jornal Atual.