Pioneiros no Piauí


12/11/2008


A relação da jornalista Tatiara de França com o For Teens, do jornal piauiense Meio Norte, é antiga:
— Eu era leitora. Tempos depois, entrei para o jornal como repórter e, após quatro anos, cheguei a editora do caderno. Ocupo essa função desde 2001. Acho que o For Teens é uma experiência boa e desafiadora para a região. Somos o único suplemento jovem do Piauí e, a cada edição, somos desafiados a fazer algo novo, diferente, pois o nosso público é exigente e quer sempre mais.

Criado há 15 anos, o For Teens circula toda quinta-feira, no formato tablóide, mas começou a ser produzido no tamanho standard. A mudança aconteceu por motivos comerciais e também para facilitar o manuseio e a leitura, segundo Tatiara.

Os profissionais que participaram da criação do caderno já não trabalham no Meio Norte. A equipe atual é formada basicamente pela editora, um repórter e um fotógrafo, mas nenhum dos três trabalha com exclusividade para o For Teens, atuando também em outras editorias. Tatiara, por exemplo, é responsável também pelos cadernos Infantil e Beleza & Saúde, além de uma coluna de variedades chamada “Tudo de bom”, com comentários sobre os meios jornal, TV e internet.

O For Teens hoje conta também com um blog, que é atualizado por colaboradores e pela equipe do suplemento e contribui para a seleção de conteúdos e o direcionamento das pautas da semana. O suplemento recebe também material de colaboradores, especialmente cineastas, músicos, DJs e universitários.

Ligação

Projeto editorial pioneiro no estado do Piauí, o For Teens é um dos cadernos mais lidos do jornal Meio Norte e ganhou importância, desde o seu lançamento, por servir de elo com o público jovem:
— Mas isso não quer dizer que todas as matérias de interesse dos jovens se limitem apenas a um produto — diz Tatiara. — Diariamente, publicamos reportagens dirigidas a esse leitor dentro, por exemplo, dos cadernos como Cidades, Cultura e Campus, este último voltado para os universitários. O certo é que o público juvenil lê o jornal por inteiro, mas sabe que, às quintas-feiras, pode contar com um caderno direcionado exclusivamente para ele.

Matérias sobre comportamento, saúde e sexualidade são geralmente as que despertam interesse entre os leitores:
— As reportagens mais polêmicas têm sido sobre sexualidade. Tivemos uma coluna no caderno, “Sexo sem vergonha”, que fez um enorme sucesso por abordar questões não só sexuais, mas de saúde. A demanda era enorme, recebíamos inúmeras cartas com dúvidas sobre o assunto, escritas por pessoas de todas as idades.

Na opinião de Tatiara de França, o respeito à opinião dos jovens é um dos pontos elementares do jornalismo voltado para esse público tão especial:
— Respeitar sua opinião, suas necessidades, seus anseios e interesses é fundamental. Ouvir e dar voz e vez ao jovem leitor é um dos pontos fortes do For Teens, desde o seu lançamento. Acredito que estes pontos são essenciais para quem cobre essas pautas e trabalha em editorias focadas nesse segmento.