Pimenta Neves é preso em São Paulo


25/05/2011


O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, de 74 anos, chegou na tarde desta quarta-feira, 25, à Penitenciária Dr. José Augusto Salgado – Tremembé 2, no interior de São Paulo, onde cumprirá pena pelo assassinato da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, em 2000. O jornalista foi condenado, em 2006, a 15 anos de prisão pelo crime.
 
Por unanimidade dos cinco ministros que a integram, o STF negou o último recurso da defesa, nesta terça, 24. O relator do caso, Ministro Celso de Mello, determinou ao Juiz da Comarca de Ibiúna (SP) o cumprimento da pena de 15 anos de prisão, inicialmente, em regime fechado.
nbsp;
De acordo com o Ministro relator, não há mais possibilidade de se recorrer da decisão. “É um fato que se arrasta desde 2000 e é chegado o momento de se por termo a este longo itinerário já percorrido. Realmente esgotaram-se todos os meios recursais, num primeiro momento, perante o Tribunal de Justiça de São Paulo; posteriormente, em diversos instantes, perante o Superior Tribunal de Justiça, e também perante esta Corte.”
 
Pimenta Neves foi preso na noite desta terça, 24, em sua casa, no bairro Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
 
Na manhã desta quarta-feira, 25, o jornalista deixou o 2º Distrito Policial, no bairro Bom Retiro, região central da capital paulista, onde passou a noite, e fez exames no Instituto Médico-Legal (IML), na região da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.
 
Em maio de 2006, Pimenta Neves foi condenado a 19 anos e dois meses de prisão no Tribunal do Júri. Como o réu confessou o crime, a defesa recorreu e a pena foi reduzida para 18 anos de prisão. Depois de ter a prisão decretada, o jornalista conseguiu habeas corpus e aguardava o trânsito em julgado da sentença condenatória em liberdade.
 
Em setembro de 2008, o STJ analisou recurso contra a decisão que o condenou e decidiu que Pimenta Neves deveria cumprir pena de 15 anos de prisão. Além disso, o jornalista foi condenado a pagar uma indenização superior a R$ 400 mil aos pais da jornalista Sandra Gomide.
 
Impunidade
 
Sandra Gomide foi morta com dois tiros nas costas em 20 de agosto de 2000. O motivo teria sido a recusa dela em reatar o namoro com Pimenta Neves, a quem conheceu em 1996, quando era repórter do Estadão, e ele, chefe de reportagem do jornal. Inconformado com o fim do relacionamento, Pimenta Neves passou a vigiá-la e ameaçá-la.
 
Sergei Cobra, advogado da família Gomide, comemorou a decisão. “É uma vitória, até porque ele [Pimenta Neves] é réu confesso. Isso mostra que a Justiça dá uma resposta ao maior caso de impunidade que o Brasil já viu.”
 
Assassino confesso, Pimenta deve cumprir 1/6 da pena. Após esse período, todo condenado tem direito de requerer à Justiça a progressão da pena para o regime semiaberto. Como ele já ficou 7 meses preso, restam 2 anos de prisão para ter direito ao benefício.
 
João Florentino Gomide, pai de Sandra Gomide comentou a situação de Pimenta Neves:
-Para mim foi como ganhar um prêmio. Não esperava por isso. Parecia que ia perder. Estou satisfeito, apesar de que a Justiça é muito lerda. Dois anos na cadeia já um inferno. Fico satisfeito. Se a Justiça começar a tirar muitos anos da pena do Pimenta as coisas voltarão a piorar, a gente vai ficando mais deprimido. No Brasil é possível tirar a vida de outra pessoa à vontade. O criminoso demora oito anos para responder e se tiver mais de 80 não vai para a cadeia.
 
Gomide aguarda o resultado da ação cível por indenização, fixada em R$ 420 mil, pelo assassino da filha. “Depois do resultado de ontem fiquei mais animado. Já ganhei em primeira e segunda instâncias. Estou confiante de que a sentença será executada.
 
 
*Com informações do G1 e Último Segundo.