Oprah se despedede talkshow nos EUA


26/05/2011


O último episódio do programa de TV “The Oprah Winfrey Show” exibido na noite de quarta-feira, 25, nos EUA, registrou o segundo maior índice de audiência dos 25 anos da atração, 130% maior do que seu público médio, com cerca de 15 milhões de telespectadores, de acordo dados da Nielsen Co.
 
Oprah Winfrey, 57 anos, a mais famosa apresentadora de TV dos EUA, encerrou o talk show para se dedicar à coordenação de seu canal de TV paga, o OWN (Oprah Winfrey Network), lançado em janeiro de 2011.
 
“Algo em mim se relacionou com cada um de vocês de uma forma que me permitia ver a mim mesma em vocês e a vocês se verem em mim. Escutei e cresci, também sei que vocês cresceram comigo”, disse a jornalista, que descreveu seus fãs como um “porto seguro” e se emocionou ao lembrar da infância pobre em uma zona rural do Mississipi: “Não é uma coincidência que uma menininha solitária tenha crescido para sentir gratidão, afeto, confiança e reconhecimento tão genuínos de milhões de pessoas como vocês em todo o mundo”.
 
Ao deixar o palco, a apresentadora abraçou e beijou o parceiro Stedman Graham, cumprimentou a plateia e chorou ao lado dos funcionários da emissora.
 
Oprah chegou a Chicago em 1984, à frente do programa matutino do canal WLS-TV “A.M. Chicago”. Um mês depois, a atração ocupava o primeiro lugar na audiência. Após um ano no ar, passou a se chamar “The Oprah Winfrey Show”. A jornalista abriu os estúdios Harpo Studios em 1990. Em 1º de janeiro de 2011, lançou o canal de TV Oprah Winfrey Network, com sede em Los Angeles.