Oposição exige retratação de Primeiro-Ministro


20/07/2011


O Primeiro-Ministro David Cameron disse no Parlamento, nesta quarta-feira, 20 de julho, que se arrepende da contratação do ex-editor do News of the World, Andy Coulson, como porta-voz do seu Governo.  
 
 
Cameron disse que se pudesse voltar atrás não contrataria o jornalista. “Claro que me arrependo, e eu sinto muito pelo furor que isso causou”, declarou. No entanto, a sua declaração não agradou à oposição, que classificou a contratação de Andy Coulson um “erro catastrófico de julgamento”, segundo o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband.  
 
 
O Premier foi reticente em fazer um pedido de desculpas formal, mas disse que se ficar provado que o ex-editor do News of the World teve algum tipo de envolvimento nas escutas telefônicas ilegais praticadas pelo tablóide. “Será o momento para um profundo pedido de desculpas, e neste caso eu digo a vocês que não deixarei de fazê-lo”, afirmou Cameron.
 
Andy Coulson é suspeito de ter tido envolvimento direto no episódio das escutas telefônicas, cujo escândalo provocou o fechamento do News of th World, depois de 168 anos de circulação. Ele foi o editor do jornal até 2007, demitiu-se para assumir o cargo de porta-voz de David Cameron. Em janeiro de 2011, o jornalista demitiu-se da sua função no Governo, por causa da repercussão do caso.
As explicações de David Cameron foram consideradas insuficientes pela oposição. Segundo Ed Miliban, os aliados do Primeiro-Ministro se comportaram como “um muro de silêncio” diante das denúncias dos grampos telefônicos que pesam sobre o ex-editor do News of the World.
 
 
* Com informações do Globo Online e agências internaciona