Ofício ao Presidente Lula


18/04/2007


“Senhor Presidente da República,

A Associação Brasileira de Imprensa encarece a intervenção direta de Vossa Excelência para impedir que a direção da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos S.A. — Finep, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, promova a demissão de todos os diretores da Associação dos Empregados da Finep — Afin, como represália às denúncias de irregularidades na empresa formulada por essa Associação.

Esse comportamento macartista da Direção da Finep, Senhor Presidente, contraria a vinculação democrática de seu Governo e visa a abafar as irregularidades denunciadas, que foram objeto de apuração pelo Egrégio Tribunal de Contas da União e causaram elevado prejuízo aos cofres da empresa — algo no valor de alguns milhões de reais.

Além de ajuizar um Protesto Judicial contra seis diretores da Associação na Justiça do Trabalho, buscando assim preparar o caminho para adoção das medidas primitivas que planeja, a Direção da Finep adota represálias miúdas e mesquinhas, como fez agora ao proibir que a Associação utilize a Caixa Postal Eletrônica da empresa, usada há anos pela Afin para se comunicar com os funcionários da Finep.

Dada a gravidade do caso e a iminência da aplicação das punições cogitadas pela Direção da Finep, apelamos a Vossa Excelência para que a intervenção que postulamos seja adotada com urgência.

No ensejo, Senhor Presidente, renovamos as expressões do nosso elevado apreço.

Cordialmente

Maurício Azêdo
Presidente”