Objetivos, ementas e currículos dos professores


10/02/2006


1. JORNALISMO INVESTIGATIVO

Objetivos 

Levar aos jornalistas e estudantes o conhecimento e o domínio das ferramentas e estratégias necessárias à realização da investigação jornalística. Além do auxílio do computador no trabalho de levantamento e cruzamento de informações, o aluno deverá saber quais seus direitos de acesso a informações públicas, assim como suas responsabilidades e os riscos que corre durante o trabalho de investigação em diferentes áreas de atuação do jornalismo. Deverá ainda ser capaz de trabalhar em equipe, a partir de planejamento e treinamento na reportagem investigativa.

Ementa 

Fundamentos da reportagem investigativa em diferentes veículos de comunicação. Jornalismo investigativo em suas variadas formas: investigação de corrupção na política, violência, crimes, empresas privadas etc. Trabalho em equipe: planejamento e treinamento. Reportagem Investigativa com Auxílio de Computador (RAC): uso de Excel e pesquisa avançada na internet. Direito de acesso a informações públicas, responsabilidades e ameaças. 

CALENDÁRIO

Mês

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Qui

Ter

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Ter

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Ter

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Ter

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Abril (18h/a)

11

13

18

20

25

27

Maio (27h/a)

2

4

9

11

16

18

23

25

30

Junho (3h/a)

1

Professor
Chico Otávio — Repórter especial do Globo, ex-Vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com quatro Prêmios Esso de Jornalismo no currículo. 

2. ASSESSORIA DE IMPRENSA

Objetivos
 
Capacitar os alunos para entenderem — e, assim, serem capazes de pôr em prática — as atribuições de uma assessoria de imprensa e os profissionais e atividades a ela relacionadas nas mais diferentes instituições (públicas, privadas e da sociedade civil). Deverão também ser instruídos a reconhecer o que pode e o que não pode ser notícia, dando a ela a linguagem de acordo com o veículo a que se destina, assim como identificar o que deve ou não ser divulgado. Os participantes do curso devem ainda ser orientados a realizar de modo competente a divulgação de seus assessorados junto a veículos e outros jornalistas, sem ferir a ética profissional e a responsabilidade social de sua função.

Ementa
 
Histórico da assessoria de imprensa. O que é e como funciona uma assessoria de imprensa. Assessoria de imprensa para diferentes entidades: públicas, privadas e da sociedade civil. A relação com os jornalistas de redação e com veículos de comunicação: ética e responsabilidade social.

CALENDÁRIO

Mês

Ter

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Ter

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Ter

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Ter

Qui

Ter

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Abril (18h/a)

11

13

18

20

25

27

Maio (27h/a)

2

4

09

11

16

18

23

25

30

Junho (3h/a)

1

Professor 
Ilza Araújo — Atuou como assessora de imprensa da Golden Cross, da Sociedade Brasileira de Cartografia, da Associação Brasileira de Yoga Integral, da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da UERJ (Coopuerj), da Syncrolite e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Acumula ainda experiência em redações de jornais e produção de rádio. É atualmente professora da Universidade Gama Filho nas áreas de Jornalismo e Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Ética em Relações Públicas, Linguagem e Técnicas em Radiojornalismo, entre outras). Tem graduação e pós-graduação em Jornalismo e Relações Públicas, assim como especialização em marketing cultural. 

3. JORNALISMO CULTURAL

Objetivos
 
Preparar os jornalistas e estudantes para entender o jornalismo cultural e atuar de modo seguro na área a partir do conhecimento da história e da prática deste ramo da atividade jornalística que se dedica a noticiar e a comentar as diversas manifestações artísticas e culturais. O curso deverá ainda capacitar os alunos para atuar em assessoria de imprensa para empresas (públicas, privadas e da sociedade civil) envolvidas com cultura, diferenciando-a de meros lobbies e jabaculês.

Ementa
 
Conceito e história do jornalismo cultural. Pauta e apuração: cobertura de eventos culturais. Gêneros informativos e opinativos de jornalismo cultural: nota, reportagem, comentário, ensaio, coluna, crítica, resenha. Edição no jornalismo cultural. Mídia especializada em cultura. Assessoria de imprensa na área cultural. 

CALENDÁRIO

Mês

Seg

Qua

Seg

Qua

Seg

Qua

Seg

Qua

Seg

Qua

Abril (18h/a)

10

12

17

19

24

26

Maio (27h/a)

3

8

10

15

17

22

24

29

31

Junho (3h/a)

5

Professor
Cecília Costa — Jornalista, historiadora e escritora, foi editora do caderno Prosa e Verso, do Globo, de 1998 a 2004, além de, no mesmo período, ter coordenado o time de livros do jornal. Em 2003, supervisionou a edição da coleção Clássicos de O Globo e foi a responsável pela criação do concurso “Contos do Rio”, do Prosa e Verso. Ministrou cursos, na Estação das Letras, sobre Thomas Mann, Balzac, Stefan Zweig e Dostoievski. Participou de uma conferência, na Academia Brasileira de Letras, sobre Hans Christian Andersen em 2005, ocasião do centenário do escritor dinamarquês. É autora do livro “Odylo, um homem com uma casa no coração” (Relume Dumará) e do romance “Damas de Copas” (Record). Foi também participante da coletânea de contos “25 mulheres”, organizada por Luiz Ruffato para a Record, com o conto “O sétimo mês”. Atualmente, realiza pesquisa para um livro sobre o jornal Diário Carioca e a modernização do jornalismo brasileiro. Acumula também vasta experiência no jornalismo econômico, tendo passado, nesta área, pelos jornais O Globo, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil e pela revista Bolsa, da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. 

4. JORNALISMO AMBIENTAL

Objetivos
O curso se propõe a fornecer aos jornalistas e estudantes a base necessária para que exerçam o jornalismo ambiental com competência técnica, mas também com a responsabilidade social que o tema exige. Para isso, os alunos precisam conhecer a história, os conceitos e as funções do jornalismo ambiental, além de se defrontarem com questões como meio ambiente do trabalhador, pobreza e desenvolvimento, clima, água, agrotóxicos, biotecnologia, energia limpa e inclusão ambiental.

Ementa
História, conceitos e funções do jornalismo ambiental. Jornalismo e responsabilidade ambiental. Pauta, apuração, redação e edição no jornalismo ambiental. Veículos especializados em meio ambiente. Assessoria de imprensa para empresas públicas, privadas e da sociedade civil da área de meio ambiente. 

CALENDÁRIO

Mês

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Ter

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Ter

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Ter

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Ter

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Abril (18h/a)

11

13

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20

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27

Maio (27h/a)

2

4

9

11

16

18

23

25

30

Junho (3h/a)

1

Professor
Zilda Ferreira — Desde 1992 é correspondente, no Rio de Janeiro, do jornal Folha do Meio Ambiente. Tem passagens ainda pelo Globo, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Última Hora (Brasília), tendo inclusive feito a cobertura da implantação do Projeto Grande Carajás, em 1982, pelo jornal O Estado do Maranhão. É pesquisadora-externa do Grupo de Estudos em Educação Ambiental da UFRJ. 

COORDENAÇÃO:
Paulo César Castro, jornalista, professor adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ.