O verbo é acessar


14/06/2006


Quando a allTV recebeu no ano passado o Prêmio Esso de Melhor Contribuição ao Telejornalismo, seu criador, Alberto Luchetti, disse que dali para a frente o verbo não seria mais “assistir” e sim “acessar”. Com a experiência de ter criado a TV Jovem Pan e o Canal 21 — além de ter passagens pela imprensa e rádios paulistanas —, Luchetti criou a allTV, o primeiro canal interativo de televisão na internet, com 24 horas de programação, sendo 18 ao vivo. Atualmente, ela é a única emissora brasileira a repetir o conteúdo da Telesur, de meia-noite às 7h. Segundo o jornalista, o nome allTV veio da idéia de uma programação toda voltada para televisão, inspirada na CityTV, de Toronto, onde passou um mês estudando a agilidade daquele veículo.

Luchetti diz que na última edição da National Association of Broadcasters (NAB), a maior feira internacional de televisão, que acontece anualmente em Las Vegas, EUA — e da qual a allTV, participa desde 2002 —, a estrela foi a TV na internet. A emissora funciona em São Paulo, num casarão que abriga cinco estúdios completamente interligados. Todas as salas têm possibilidade de entrada ao vivo e a interação entre os estúdios dá agilidade e imediatismo às transmissões:
— O difícil foi botar tudo no ar — diz ele. — Fizemos um vôo com tempo fechado, sem ajuda de instrumentos. Não sabíamos como fazer. O desenvolvimento tecnológico e a plataforma de interatividade foram aprendidos no dia-a-dia. Unimos a experiência de profissionais antigos com a garra da meninada da internet e adquirimos uma linguagem própria.

Para Luchetti, um ponto favorável na construção do canal foi a ausência de vícios nos apresentadores, que não tinham experiência alguma em veículos de comunicação. A equipe começou com 12 apresentadores e hoje tem 125, em 62 programas diferentes:
— Tem apresentador que saiu daqui e foi para a BandNews, como a Amanda Klein, e para a Record, como o Fernando Nardini. Criamos não só uma geração de estudantes de Jornalismo, mas de profissionais, muitos até vindos de outras áreas, como a Emanuela Rêgo, que é apresentadora do “Fala sério”, veterinária do Jockey Club de São Paulo e repórter da TV Câmara e ainda faz faculdade de Comunicação. A allTV acaba servindo como passaporte para outras emissoras, pois treinamos a molecada.

Alberto Luchetti

Luchetti chama o público de seu canal de telenautas ou allnautas e fala sobre a confiança depositada na emissora:
— Eles são ativos na programação. Os internautas fazem perguntas que podem derrubar o apresentador. “Barriga” não ocorre mais, porque durante a transmissão o apresentador pode acessar um site de notícias e complementar as informações. O principal ganho é a credibilidade que a allTV tem conquistado.

Produzir, para o jornalista, é igual em rádio ou TV ou internet, que está cada dia mais ágil e mais presente:
— São nove horas de programação jornalística na allTV, nenhuma emissora brasileira de TV aberta faz isso. E a nossa audiência pode ser medida até com mais precisão. São 15 milhões de pageviews (acesso à primeira página) por mês, 150 mil visitantes únicos por dia, 20 milhões de hits (acessos bem-sucedidos) por mês e 475 mil usuários cadastrados. A maior parte do público é do perfil A/B, com menos de 45 anos.