MSF promove oficina de Jornalismo sobre Ajuda Humanitária


Por Igor Waltz*

19/09/2013


A organização internacional Médicos Sem Fronteiras – MSF promove nos dias 2, 9, 23 e 30 de novembro uma oficina de cobertura jornalística de crises humanitárias, voltada para estudantes de Jornalismo. O objetivo do evento é apresentar um leque de possibilidades profissionais na área humanitária, mostrando a importância da cobertura jornalística das condições médico-humanitária das populações dos países mais pobres do mundo e de nações que enfrentam situações de conflitos armados, catástrofe naturais, epidemias e fome.

Os estudantes que não faltarem a nenhum dos quatro encontros poderão participar de um concurso de reportagem que vai premiar o autor do melhor trabalho com uma viagem a um dos projetos de MSF no mundo.

O tema da reportagem será apresentado em uma entrevista coletiva que servirá como ponta-pé inicial para a apuração da matéria. O trabalho será julgado por uma comissão formada por especialistas da área convidados por MSF. O estudante vencedor entrevistará profissionais e pacientes de MSF para produzir outra reportagem, que será publicada no site da organização.

As vagas são limitadas e a seleção dos participantes será feita com base no currículo, na carta de motivação e no texto que deverá ser enviado junto com ficha de inscrição. As inscrições vão até 16 de outubro.

A oficina será desenvolvida nas manhãs de sábado, nos dias 2, 9, e 23 de novembro de 2013, das 10h00 às 13h30 e no dia 30 de novembro, das 10h00 às 15h00, no escritório de MSF-Brasil (R. do Catete, 84 – Rio de Janeiro).

Para ler o regulamento e efetuar a inscrição, acesse http://www.msf.org.br/conteudo/262/.

*Com informações da MSF