Morre o jornalista Herval Faria


26/10/2009


A imprensa perdeu na noite deste sábado, dia 24 de outubro, aos 74 anos, o jornalista e empresário Herval Faria, vítima de um acidente vascular cerebral fulminante, após ter-se submetido a uma cirurgia para implantação de ponte de safena. A operação foi realizada no Hospital Adventista Silvestre, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde a última terça-feira.

Herval Faria compunha o corpo social da ABI, entidade à qual se filiou no dia 25 de julho de 1972, quando ocupava o cargo de repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente, o jornalista atuava na direção de suas empresas e na assessoria de imprensa do ex-Ministro João Paulo Reis Veloso.

O sepultamento ocorreu na tarde deste domingo, dia 25, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, ao qual compareceram, representando a Associação Brasileira de Imprensa, o Presidente da entidade, Maurício Azêdo; e os associados Aghata Messina e Luiz Carlos Souza.

O jornalista Herval Faria deixa esposa, dona Leda Heggendorn Faria, e três filhos Rafael, Renato e Ricardo Faria, além de bisneto, netos e noras. 

Perfil 

Filho de Mizael Silva Faria e Eugenia Candida Faria, Herval Faria nasceu no dia 25 de maio de 1935, na cidade do Rio de Janeiro. Como jornalista, atuou nas redações do Jornal do Brasil, do Estado de S. Paulo, da Tribuna da Imprensa e da rádio Tupi, além de ter produzido matérias especiais para a Bloch Editores . Também foi assessor de imprensa do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando a instituição ainda dava os primeiros passos.

Como empreendedor, Herval foi responsável pela criação da Vídeo Clipping Produções, empresa pioneira na clipagem em televisão no Rio de Janeiro, criada em 24 de março de 1988. Também criou a editora e jornal Correio da Serra, que circulava em Teresópolis, região serrana do Rio, além do portal informativo Agência Rio de Notícias e dos sites Atividades Nucleares e Setorial News Energia, voltados para a área de Energia.

Também foi fundador e Presidente da Associação dos Jornalistas de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (Ajef) e sócio-fundador da Associação Brasileira das Empresas de Monitoramento da Informação (Abemo).