Morre o ator e dramaturgo Zé Celso, aos 86 anos


06/07/2023


Foto: José Celso Martinez/Instagram

O dramaturgo e ator José Celso Martinez Côrrea faleceu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, em consequência dos ferimentos causados pelo incêndio em seu apartamento no bairro do Paraíso, ocorrido ontem, enquanto dormia.

A diretoria de Cultura da ABI compartilha da dor da perda e da feliz lembrança de viver a grande e eterna arte de Zé Celso. Presente, sempre!

Ele tinha 87 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, na capital paulista, desde terça-feira (4) após um incêndio ter atingido o apartamento em que morava. O fundador do Teatro Oficina teve 53% do corpo queimado, além de inalar fumaça.

Em suas redes sociais o Teatro Oficina Uzyna Uzona confirmou a morte de Zé Celso com a citação “Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo” e dizendo que “nossa fênix acaba de partir para a morada do sol”.

O presidente Lula lamentou a morte de Zé Celso no seu twitter:

“O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro.

Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida”.