Moradores da Rocinha em filme no Cine Macunaíma


21/02/2022


Diário da Pandemia é o filme do Cineclube Macunaíma

Diário da Pandemia, um média- metragem da cineasta Maria Rita Nepomuceno, com 32 minutos, aborda a vida de sete moradores da Rocinha, a maior comunidade do país, situada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Esse é o cenário do documentário exibido a partir de hoje, às 10h, e até segunda-feira no Cineclube Macunaíma. A obra aborda os primeiros meses da pandemia de Covid-19 quando Devaldo, Soca, Camila, Dione, Merynha, Marilucia e Alexandre retratam com celulares suas vivências durante os meses de maio, junho e julho de 2020.

Às 19h30, haverá um debate sobre a obra com a mediação do crítico Rodrigo Fonseca. Os convidados são a diretora Maria Rita Nepomuceno e a produtora Ana Rosa Tendler, além de cinco dos sete moradores da Rocinha que participam do filme: Soca Fagundes, Camila Perez, Devaldo Oliveira, Alexandre Mendes e Merynha Sorriso. Link para assistir ao filme e o debate: bit.ly/3uZn84f.

Filme

A proposta da diretora e da produtora do filme é mostrar que a favela se informa, faz isolamento e se organiza, apesar da marginalidade em que vive. Querem que o espectador entre na vida da comunidade, na sua materialidade, olhando através dos olhos dos seus moradores, tentando sonhar com eles um outro mundo possível, em que o direito à dignidade humana seja respeitado.

A diretora Maria Rita Nepomuceno já havia trabalhado na Rocinha com o seu projeto “Mães da Terra”, série documental sobre a maternidade periférica. “Diário da Pandemia” estreou na programação do canal por assinatura, CINEBRSiLTV, em 4 de fevereiro.