México: Jornalistas pedem apoio a relator da ONU


18/08/2010


Dezenas de repórteres, fotógrafos, editores e cinegrafistas de diferentes veículos de comunicação mexicanos se reuniram com o relator especial para a Liberdade de Expressão da ONU, Frank La Rue, na Ciudad Juárez, considerada a localidade mais violenta do México. No encontro que durou cerca de duas horas, os profissionais de imprensa pediram que o jornalismo seja considerado um trabalho de alto risco e apoio para tirar do país os colegas que se encontram em situação de perigo.
 
Frank La Rue, e Catalina Botero, da OEA, estão no México desde o último dia 12, para avaliar a situação do país em razão do aumento da violência contra profissionais de imprensa, que contabiliza oito jornalistas mortos desde o início de 2010.
De acordo com o Comitê de Proteção aos Jornalistas, com sede em Nova York, desde o ano 2000, 27 jornalistas foram assassinados em Ciudad Juarez.
 
La Rue considerou Ciudad Juárez “o lugar mais crítico de todo o país” para exercer o jornalismo e reconheceu o risco aos jornalistas locais. Após a reunião, o relator especial da ONU disse ter percebido “muita frustração e ceticismo”, e afirmou sentir-se “mais convencido de que este é um momento crítico”.
 
Os jornalistas pediram ao relator que pressione o Estado mexicano para que sejam criadas medidas jurídicas para a investigação de crimes contra comunicadores.
 
*Com informações da agência EFE