México assina acordo de proteção à imprensa


04/11/2010


O Governo do México, considerado o país mais perigoso para o exercício do jornalismo, assinou um acordo de proteção aos jornalistas. Nos últimos dez anos, 65 jornalistas foram assassinados na região, que registra, desde 2005, 12 casos de de jornalistas desaparecidos e 17 atentados à veículos de comunicação.
 
O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 3, na Cidade do México, por representantes das Secretaria de Governo, Relações Exteriores (SRE) e de Segurança Pública (SSP), da Procuradoria Geral da República (PGR), e da Comissão Nacional de Direitos Humanos do México(CNDH).
 
Distribuído para a mídia pelo Ministério do Interior, o documento informa em um dos trechos que o acordo representa a “implementação de ações entre as autoridades federais e locais para evitar as ameaças àqueles que trabalham no jornalismo”.
 
O Ministério do Interior se comprometeu a orientar os órgãos do governo federal na defesa dos direitos humanos, incluindo o direito à liberdade de expressão. Já o Ministério das Relações Exteriores será responsável por estabelecer ações em prol dos direitos humanos em âmbito internacional.
 
A Secretaria de Segurança Pública vai executar ações de segurança e proteção aos jornalistas, e a Procuradoria Geral da República investigará os crimes relacionados à imprensa.
 
Os signatários do acordo formarão um comitê consultivo para a analisar a implementação das propostas, com a colaboração de três sindicatos da categoria, organismos estaduais e a CNDH, responsável pela elaboração da cartilha de prevenção à violência contra jornalistas.
 
*Com informações da CNN México.