Marcos Vinícios Vilaça


06/11/2007


Talvez a característica mais marcante deste pernambucano de Nazaré da Mata seja o dom da palavra. Seja ela escrita ou falada, é capaz de seduzir leitores e ouvintes com o talento de sua prosa bem-humorada. A vocação para as letras o levou a ocupar a cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Letras.

Na Presidência da ABL, imprimiu uma postura modernizante à tradicional instituição guardiã e representativa das letras nacionais, para integrá-la com as diversas faces da sociedade, utilizando-se da tecnologia e da internet.

Com sua disposição de espírito, dinamismo e energia, consegue conciliar, com rara competência e dedicação, atividades tão distintas — a de Ministro do Tribunal de Contas da União e de Presidente da Academia Brasileira de Letras —, mas que convergem ambas para o mesmo objetivo: servir ao Brasil e ao povo brasileiro.

Em suas atividades sociais, conta sempre com o inestimável e extraordinário apoio de sua encantadora mulher, Maria do Carmo, que, segundo o próprio Ministro, é a Nossa Senhora da Paciência que sempre o acompanha.

Como jurista, especializado em Direito Administrativo e Internacional Público, o ex-Presidente e atual Ministro do Tribunal de Contas da União é um exemplo de dedicação aos Tribunais de Contas, contribuindo para o fortalecimento da instituição, através da participação em inúmeros congressos e seminários relativos às atividades fiscalizadoras.

Com sua magistral e sedutora retórica, o Ministro Marcos Vilaça é um palestrante e conferencista em permanente atividade, sempre pronto a disseminar o conhecimento sobre administração pública e controle externo; no mês de outubro, presenteou o TCM com brilhante palestra no encerramento do curso de aperfeiçoamento em auditoria operacional.

Representa o Brasil no Conselho Diretor da Organização Latino-americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacef) e é Vice-presidente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Auditoria (EUROSAI). 

Como Presidente do Tribunal de Contas da União, promoveu a modernização gerencial e a abertura da ação vigilante dos gastos públicos ao conhecimento da sociedade.

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro tem a honra de convidar o Ministro Marcos Vinícios Vilaça para receber o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal.