RSF premia blogueiros chineses e repórter sírio


07/11/2016


05A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) anunciou nesta segunda-feira que os ganhadores de seu prêmio Liberdade de Imprensa 2016 são o jornalista sírio Hadi Abdullah, o site “64Tianwang”, da China, e os blogueiros chineses Lu Yuyu e Li Tingyu.

Este prêmio, concedido em parceria com a emissora francesa “TV5 Monde”, recompensa desde 1992 jornalistas e veículos de imprensa que tenham se destacado na defesa e na promoção da liberdade de informação.

A ONG afirmou em seu comunicado que Abdullah, de 29 anos, se transformou nos “olhos da comunidade internacional” na Síria ao refletir “as atrocidades cotidianas” cometidas nesse país, um dos mais mortíferos para a profissão jornalística.

Jornalista independente, o jovem não hesitou na hora de entrar em áreas perigosas onde poucos de seus colegas se aventuram, para filmar e permitir que a voz dos atores da sociedade civil sejam ouvidas, disse a RSF sobre Abdullah, que esteve sequestrado por um curto período em janeiro pela milícia islamita Frente da Conquista do Levante, a antiga Frente al Nusra e ex-braço sírio da Al Qaeda.

A RSF também laureou Lu Yuyu e Li Tingyu, dois blogueiros chineses que estão presos há cinco meses, pagando o preço de seu compromisso em favor de uma informação livre e independente na China.

Já o site “64Tianwang”, tachado de subversivo pelo regime de Pequim, foi agraciado com o prêmio por sua parte pelos “riscos consideráveis” que seus colaboradores correm para informar a seus concidadãos e por sua força frente às pressões oficiais.

“Estamos felizes de entregar o prêmio a jornalistas e veículos de imprensa que se destacam por seu profissionalismo e coragem, em países onde o jornalismo é frequentemente exercido com risco para a própria vida”, disse o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire, na véspera da cerimônia de entrega dos prêmios em Estrasburgo, na França.