Livros contam histórias de dois gigantes do futebol brasileiro


22/08/2021


Por Marcos Gomes,  jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI
Histórias de bastidores do Vasco da Gama e do Gremio serão contadas pelos jornalistas Bruno Guedes e João Paulo Jobim Fontoura, no ABI Esporte, que vai ao ar, hoje, às 19h30, pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no Youtube. O ABI Esporte é apresentado pelo jornalista Marcos Gomes.
Guedes é autor de “1898 em diante”, livro lançado pela Editora Corner, que apresenta capítulos da história e alguns personagens marcantes do Vasco da Gama. Fontoura lançou pela editora Capítulo 1, Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa, obra que resgata episódios inéditos testemunhados pelo profissional que esteve à frente da Assessoria de Imprensa do Departamento de Futebol do Grêmio de 2010 a 2020.
“Através de crônicas e relatos que revisitam a trajetória social e esportiva de um dos clubes mais populares do Brasil”,  1898 em diante também tem artigos escritos  por André Garone, Bruno Guedes, Fernando Campos, Fernando Martinho, Gustavo Mehl, João Almirante e Vitória Oliveira.
O conteúdo da obra reflete a experiência acumulada por JP – como ficou conhecido no meio do jornalismo esportivo nacional – que, em pouco menos de uma década, trabalhou em 654 partidas, 212 viagens oficiais e mais de mil entrevistas coletivas de oito comissões técnicas nas gestões dos presidentes Paulo Odone, Fábio André Koff e Romildo Bolzan Júnior. O autor propõe uma narrativa cronológica que vai muito além da descrição e análise de assuntos de conhecimento público, passando também por bastidores de episódios e fatos que nem mesmo imprensa e torcida têm conhecimento.