Livro resgataa Era do Rádio


03/08/2011


O professor Roberto Salvador, especialista em Educação, autografa na próxima segunda-feira, dia 8, o livro “A Era do Radioteatro”(Gramma Editora), às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Niterói(AV. Ernani Amaral Peixoto, 625). Na ocasião, o autor vai ministrar uma palestra sobre o tema.
 
Fruto de dez anos de pesquisa, a obra promove um resgate histórico do radioteatro brasileiro entre os anos 1930 e 1980, incluindo os principais veículos e artistas do gênero, os bastidores dos programas, as características técnicas, o avanço promovido no campo publicitário.
 
Roberto Salvador iniciou sua carreira no rádio, aos 13 anos, em programas da Rádio Nacional. Trabalhou também nas rádios Roquette-Pinto e Tamoio. Foi professor apresentador das aulas do Mobral na TV Globo nos anos 1970. Trabalhou durante 17 anos na TV Educativa, atual TV Brasil, na qual dirigiu o programa educativo “Patati-Patatá”.
 
Roberto integrou a comissão do MEC que regulamentou a Educação a Distância no Brasil, presidiu por 10 anos a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e do Consórcio Interamericano de Educação a Distancia, e lecionou as cadeiras de Rádio e TV em diversas faculdades de Comunicação Social do Rio de Janeiro.
 
-Tive o privilégio de saborear intensamente um bom período da era do radioteatro, convivendo com artistas e técnicos de alto nível nas principais emissoras do Rio. Todo o Brasil ouvia, vibrava e se emocionava com as radionovelas. Olhando para o passado, vislumbro a importância daqueles tempos para mim e para o público. Como professor, tenho o dever de preservar para os mais jovens um pouco deste passado, disse o autor.