Lembo e as desigualdades sociais


21/03/2007


Durante a visita à ABI, Cláudio Lembo conversou sobre um dos principais problemas brasileiros: as desigualdades sociais. Considerando seus quase 30 anos de vida política, o ex-Governador observa que a situação brasileira é mais grave do que parece, e apresenta índices assustadores. Segundo ele, em São Paulo existem regiões em que a distribuição de renda é de quinze mil dólares por mês, enquanto em outras é de apenas US$ 300/ano:
— Não convém aos governantes divulgarem esses índices porque mostrariam o fracasso de suas administrações, e muito menos se refletiria em conquista de votos. Poucos têm coragem de fazer esse tipo de crítica.

Para ele, o grande mal das pessoas é o individualismo e o consumismo, que acabam gerando uma sociedade perversa e preservadora das desigualdades sociais:
— Não há políticas para conter isso, a não ser a motivação do próprio homem, que é individualista e insolidário. O ser humano conseguiu vencer a natureza, mas não consegue combater a sua própria natureza.

Lembo ressalta que a situação é patética em todas as capitais brasileiras:
— A miséria está bem distribuída pelas regiões do País e ainda se discute como reverter esse quadro. Apenas o exercício da liberdade e da democracia podem ajudar o Brasil a mudar. Essas mudanças, no entanto, levariam pelo menos 20 anos. E a consciência de cidadão deve ser a principal arma para o progresso da nação.