Jornalistas da Band SC paralisam atividades por falta de pagamento


Por Igor Waltz*

15/07/2013


Sede da TVBV, rebatizada como Band SC, onde profissionais de imprensa estão de braços cruzados desde sexta-feira, 12 de julho.

Sede da TVBV, rebatizada como Band SC, onde profissionais de imprensa estão de braços cruzados desde sexta-feira, 12 de julho.

Desde a última sexta-feira, 12 de julho, cerca de 30 profissionais da Band Santa Catarina, entre jornalistas, radialistas e operadores, paralisaram suas atividades em protesto ao atraso nos salários. Até esta segunda-feira, 15 de julho, a emissora ainda não tinha voltado a exibir conteúdo local.

Segundo um dos empregados, a emissora de propriedade do empresário Saul Brandalise havia prometido fazer o pagamento até quinta-feira, 11 de julho, o que acabou não ocorrendo. “Foi uma decisão coletiva. Ou parávamos todos ou não pararia ninguém”, disse o jornalista. “A empresa não está prestando informações sobre a situação, e não sabemos ainda quando ela vai poder regularizar o pagamento dos salários”.

Por causa da paralisação, três programas da Band SC deixaram de ser veiculados: o “Notícias da Redação”, que vai ao ar às 13h, seguido do “Jogo Aberto”, e o “Band Cidade”, às 18h50. Jornalistas e a equipe técnica estão na redação e nos estúdios da Band, mas não exercem suas funções. A previsão é de que as atividades voltem ao normal nesta terça-feira, 16 de julho.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina-SJSC, Valmor Fritsche, fez contato com a direção da empresa, que agendou para esta segunda-feira uma reunião com representantes dos trabalhadores, jornalistas e também radialistas, para tratar do assunto. “Nós iremos cobrar da emissora uma solução imediata para esse atraso”, afirma o presidente da entidade.

* Com informações do SJSC e portal Comunique-se.