Repórter fica ‘presa’ no Peru por greve de mineradores


Por Edir Lima

01/12/2015


editada1

Mineradores bloquearam as estradas com toras de madeira (Foto: Elizânia Dinarte/Aquivo Pessoa)

 

A jornalista da Rede Amazônica Acre, Elizânia Dinarte, foi surpreendida, nessa segunda-feira (30), ao ser presa, juntamente com um grupo de acreanos, na cidade de Puerto Maldonado, no Peru, por conta da greve de mineradores. Reportagem do G1, publicada no último dia 30, informa que os trabalhadores bloquearam as estradas em protesto, após o anúncio do governo que pretende legalizar os mineradores do setor que atuam na região.

Elizânia Dinarte revelou que o comércio de Puerto Maldonado está fechado e falta comida e combustível. Ao chegar à cidade, nessa segunda-feira (30), ela encontrou as estradas fechadas desde as cidades de Mazuco até Iñapari. A jornalista acrescentou que para dificultar o acesso ao aeroporto, em Puerto Maldonado, foram colocadas toras de madeira nas ruas e estradas, obrigando os passageiros a caminhar duas horas para chegar ao centro da cidade.

“No centro está tudo fechado, comércios, restaurantes e hospedagens. Tá faltando comida, não tem combustível para os carros. As pessoas estão no meio da rua. Não há carros na rua, pois não tem como passar. Eles estão fazendo protestos direto, mas de forma pacífica. Cheguei às 11h no aeroporto, só tinha a polícia e um monte de barreira”, conta a jornalista, informando que os turistas encontram dificuldades para sair do país.

“A dona de um hostel disse que três brasileiros perderam o voo que fariam de Rio Branco para o Rio de Janeiro, dois americanos também perderam um voo. Eles tiveram que pegar um bote, estão saindo de forma alternativa, pela estrada não tem como”, ressalta.

A Associação de Ecoturismo Banda de Puerto Maldonado enviou uma carta ao Ministério do Turismo, informando a suspensão do turismo devido à violência e falta de segurança na sequência da greve regional dos mineradores.