Jornalista Bernardo de La Peña morre no Rio


09/05/2023


Do G1

Morreu nesta segunda-feira (8) o jornalista Bernardo de La Peña. Com passagens pelos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”, De La Peña lutava contra um câncer no cérebro.

Durante sua trajetória em redações, ele acumulou dois Prêmios Esso de Informação Econômica (2001) e de Jornalismo (2002).

Bernardo também era escritor. Ela publicou os livros “Memorial do Escândalo”, livro-reportagem sobre o mensalão, e “Um Carioca no Planalto”, memórias dos cinco anos que viveu em Brasília, a maior parte do tempo cobrindo o Palácio do Planalto.

Bernardo de La Peña adorava cavalos, a ponto de se arriscar a praticar salto na Sociedade Hípica Brasileira, um de seus lugares preferidos, ao lado da fazenda da família em Secretário, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ.

O velório e o sepultamento de Bernardo de La Peña serão nesta segunda, no fim da tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Nas redes sociais, amigos e colegas lamentaram sua morte.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que conviveu em Brasília com Bernardo e destacou seu talento no jornalismo. “Aguçado, gentil, firme, curioso. Bernardo era o que podemos chamar de grande jornalista. Para que vocês tenham uma ideia do quanto eu admirava esse cara, uma das inspirações para dar o nome do meu primeiro filho foi conhecer esse ser humano incrível. Que Deus possa confortar os corações de seus familiares e amigos”.

“Uma grande figura do Jornalismo e do Rio descansou hoje, depois de longa luta. Bernardo De La Peña botava um sorriso até nos textos mais duros. O mesmo sorriso que exibia nos olhos. Toda a solidariedade à família e aos muitos amigos que ficam. Um beijo e um abraço, camarada”, escreveu o comentaria e apresentador da GloboNews Marcelo Lins.

Colunista do jornal ‘O Globo’, Malu Gaspar afirmou que Bernando era “sujeito sensível, inteligente e querido até dizer chega”. “Perdeu a batalha para o câncer, mas lutou bravamente, sem nunca se deixar capturar por amargura ou vitimismo. Sua coragem deixa um exemplo que nunca vou esquecer. Vá em paz, meu amigo”, escreveu.

Rodrigo Rangel, colunista do portal Metrópoles, destacou que Bernardo era “um colega competente e sempre gentil, companheiro na jornada, e deixa aqui uma bela história”.

O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia destacou que La Peña era “um repórter nato, dos melhores na cobertura política, alguém que acompanhou de perto minha trajetória como político”. “Meus profundos sentimentos aos seus familiares, que possam ser confortados”.

A ABI envia seu abraço solidário a todos os seus familiares, amigos e colegas de trabalho.