Jornalista ameaçada em Camaçari, Bahia


09/10/2012


A ABI fez nesta terça-feira, dia 9 de outubro, um apelo ao Governador da Bahia, Jaques Wagner, para que intervenha junto ao Prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano, para a cessação das ameaças que os correligionários dele vêm fazendo à jornalista Ana Maria Mandim, que vem sendo hostilizada pela independência do noticiário e das opiniões do jornal “Jauá abre o bico”, publicação quinzenal que ela fundou há um ano e meio e que tem uma tiragem de 3 mil exemplares, distribuídos gratuitamente numa cidade que conta com 5 mil habitantes.
 
O Prefeito Caetano e seus partidários passaram a hostilizar a jornalista depois que o jornal “Jauá abre o bico” denunciou irregularidades no processo eleitoral do dia 7 e na gestão da associação de moradores local. Caetano levou à vitória o seu candidato e agora postula em seu partido, o PT, a inclusão de seu nome entre os candidatos à sucessão de Wagner.
 
Ana Maria Mandim é originária do Rio de Janeiro, onde trabalhou no “Correio da Manhã” e no “Jornal do Brasil”, e estava radicada em São Paulo há anos. Como o seu automóvel ainda tem placa de São Paulo, os autores das ameaças a hostilizam com frases como “Vamos te expulsar para São Paulo”.
 
O apelo a Wagner/DIV>

 
A mensagem da ABI ao Governador Jaques Wagner, idêntica, em essência, à enviada ao Prefeito Caetano, tem o seguinte teor:
 
“A Associação Brasileira de Imprensa encarece a intervenção de Vossa Excelência junto ao Prefeito de Camaçari, seu correligionário Luiz Carlos Caetano, visando à cessação das ameaças à nossa companheira jornalista Ana Maria Mandim, editora do jornal “Jauá abre o bico”, a qual vem sofrendo hostilidades por partidários seus pela independência do noticiário e das opiniões da publicação. Esses constrangimentos caracterizam violação da liberdade de imprensa e de expressão, bens jurídicos com que o seu partido está historicamente comprometido. Atenciosamente, Maurício Azêdo. Presidente da ABI.”