Jornal dos Jornais na Bastos Tigre


22/01/2008


Igor Waltz

 Moacir Japiassu

A Biblioteca Bastos Tigre recebeu importante doação: uma coleção de edições da revista Jornal dos Jornais, cedida à ABI pelo jornalista Moacir Japiassu, fundador da publicação. A revista, que era voltada para o mundo jornalístico e teve apenas 21 edições, lançadas entre março de 1999 e dezembro de 2000, recebeu em 1999 o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa.

Japiassu conta que a idéia de disponibilizar as edições para consulta do público na Bastos Tigre surgiu durante o I Salão Nacional do Jornalista Escritor, evento promovido em novembro de 2007, em São Paulo, como parte das comemorações do centenário da ABI:
— Durante o encontro, pude rever o querido amigo de longa data Maurício Azêdo, Presidente da Casa. Durante a conversa, falamos da revista. Azêdo a conhecia apenas de nome, pois, por absoluta falta de recursos, a publicação não conseguiu se promover, era, digamos, semiclandestina. Ficou acertado entre nós que eu mandaria uma coleção de Jornal dos Jornais para a Biblioteca da ABI.

Dos veteranos para os focas

O jornalista conta que teve a idéia de lançar uma revista que tratasse da imprensa por acreditar que os jovens que iniciavam suas carreiras “estavam um pouco abandonados”.
— Durante mais de dez anos, fui colunista-fundador da Revista Imprensa. Viajei pelo País afora para fazer palestras a estudantes de Jornalismo e notei que os meninos saíam das faculdades com poucos conhecimentos e assim chegavam (quando chegavam!) às redações. Não havia ali — e não há, talvez não haja nunca mais — a figura daquele veterano profissional que ensinava aos focas o caminho das pedras, papel que pessoalmente desempenhei por anos a fio. Então, pensei: por que não lançar uma revista dirigida à meninada? Jornal dos Jornais nasceu com tal objetivo.

A publicação oferecia aos leitores uma visão analítica sobre a mídia — o que é possível conferir em matérias que abordam temas como mercado de trabalho, liberdade de imprensa e a história do jornalismo, sempre com um tom leve e bom humor. As revistas trazem também entrevistas com grandes nomes, como Mino Carta, Alberto Dines, Fernando Mitre, Wagner Carelli, Mauro Santayana, José Hamilton Ribeiro, Boris Casoy, Armando Nogueira, Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho, Chico Pinheiro e Sandra Vaia, que contam como foi o início de suas carreiras.
— O objetivo era mostrar aos jovens que estavam estreando no jornalismo os desafios e as dificuldades da profissão. É a educação pelo exemplo. Durante anos e anos líamos entrevistas dos melhores profissionais do Brasil e ninguém lhes perguntava sobre o início da carreira — diz Japiassu.

Integravam a equipe de colunistas, enrre outros, Léa Maria, Josué Machado, Gabriel Priolli, Márcia Lobo, Celso Japiassu, Luiz Carlos Lisboa e o próprio Moacir Japiassu, hoje responsável pela coluna “Jornal da imprenÇa”, sobre gafes e erros publicados pela mídia. A idéia, lançada em 1987, na Revista Imprensa, foi levada para a internet, onde manteve o espírito, segundo o autor:
— A coluna mudou de nome, mas continua quase a mesma. Passou por algumas modificações necessárias, porque agora é semanal e aberta a comentários dos leitores. Isso nos obriga a manter uma vigilância permanente, com uma grande vantagem em relação à mídia impressa: quando o colunista comete algum erro, o que sempre acontece, é claro, pode-se corrigi-lo antes da primeira paulada de algum leitor mais atento. No nosso caso particular, é sempre possível botar a culpa no Janistraquis…

Serviço

Os exemplares de Jornal dos Jornais estão disponíveis para consulta na Biblioteca Bastos Tigre (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 12º andar — Centro do Rio), que fica aberta de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e conta com um grande acervo de obras literárias e voltadas para o jornalismo, além de jornais e revistas de diferentes épocas. O espaço é aberta a sócios e não-sócios da ABI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2282-1292 — ramal 215, ou pelo e-mail biblioteca@abi.org.br.